Samuca (Nicolas Prattes) vai se declarar para Marocas (Juliana Paiva) e pedir a jovem em namoro nos próximos capítulos da novela "O Tempo Não Para". "A minha mão? O meu pai precisa ser consultado... Bem como minha mãe", se espanta a garota com o "atrevimento" do empresário, que já terá lhe roubado um beijo para sua revolta. As cenas irão ao ar na semana que vem na trama das sete, antecipa o site "Observatório da Televisão". "A última coisa que eu queria no mundo era te magoar. Eu... amo você", se derrete o ex-noivo de Betina (Cleo).
Responsável por resgatar Marocas e lhe trazer de volta à vida após mais de 130 anos congelada, o filho de Carmen (Christiane Torloni) aceita falar com dom Sabino (Edson Celulari), por quem foi ameaçado, e Agustina (Rosi Campos). "Claro que sim, Marocas... Mas antes eu preciso saber se você tá de acordo. Você gosta de mim?", questiona Samuca. "Apesar de o senhor ser um tanto... impulsivo, de ter me roubado um beijo... eu não desgosto, devo confessar", afirma a primogênita do empresário do século retrasado. Em seguida, o rapaz diz que é o momento da garota deixar de lado os costumes da época na qual nasceu. "Eu não tô sendo condescendente... Só acho... que tá na hora de você se acostumar com as coisas!... Se adaptar!", alega ele, que terá rejeitado beijo da ex-noiva.
A irmã de Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Nathalia Rodrigues) conta ao jovem empresário os costumes dos anos 1886. "Não seja condescendente comigo, sr. Samuca. 'Se adaptar?'. Ora, eu queria ver o senhor vivendo no meu tempo, sem as comodidades a que está acostumado... Tendo que arar a terra, carregar água em baldes pesados, domar cavalos... Ou ser uma mulher no século 19... Tendo que baixar os olhos ao ver um homem, proibida de falar a um desconhecido... Rezando para que a natureza seja generosa com a colheita... Obrigada a suportar o sofrimento dos escravos, os horrendos castigos que eram infligidos a eles... Sr. Samuel...", enumera. "E o senhor já viu uma mãe ser separada dos filhos? Imagina o que é presenciar uma criança ser arrancada dos braços da mãe e vendida como um animal? Eu vi tempos de barbárie, senhor Samuca. Ainda assim, era o meu mundo! Fui arrancada das minhas raízes. Não mudei de país... não viajei nem atravessei oceanos... Eu despertei numa outra época. Atravessei as fronteiras do tempo", completa a ex-congelada.
A fala da filha de dom Sabino deixa Samuca abalado. E o garoto aproveita a ocasião para dizer o que sente por ela. "Eu prometo que vou tentar te entender melhor, Marocas. A última coisa que eu queria no mundo era te magoar. Eu... amo você", dispara partindo para um novo beijo. Ao contrário da outra vez, a irmã de Nico e Kiki vai corresponder.
(Por Guilherme Guidorizzi)