A nova novela das nove, "O Sétimo Guardião", envolverá o público com os mistérios da fonte mágica protegida por sete guardiões e um gato misterioso que nutre uma relação especial com a protagonista Luz. Com o bordel da cafetina Ondina (Ana Beatriz Nogueira) não será diferente. Dona da única pousada da cidade, a mulher, que é uma das guardiãs do segredo de Serro Azul, mantém nos fundos um cabaré funcionando com as pessoas a quem considera sua família. Os dois locais são interligados por um túnel, garantindo o sigilo na passagem dos clientes do bar da pousada ao bordel.
Na família que Ondina nunca construiu estão Adamastor (Theodoro Cochrane), seu braço direito e que ajuda na administração dos negócios, e o time de meninas formado por Stefânia (Carol Duarte), Luciana (Josie Pessoa), Januária (Mila Carmo) e Katiucha (Lyv Ziese). Quem frequenta o local de trabalho de Ondina sabe que o bordel e a pousada se complementam, como é o caso de João Inácio (Paulo Vilhena), que vai até lá diariamente para dançar com a prostituta Stefânia, por quem é apaixonado. A engraçada prostituta corresponde o amor de João Inácio, mas gagueja toda vez que fica nervosa. O bordel também atrai corações desiludidos ou em busca de diversão todas as noites, quando começa a tocar tango. Mas a afetividade não impede Ondina de chamar a atenção das meninas quando necessário. "Ondina cuida dessas meninas e ao mesmo tempo é absolutamente assertiva. Dá bronca quando necessário porque quer que elas sejam profissionais", afirmou a atriz Ana Beatriz Nogueira.
Como todo bom personagem, Ondina conta com uma rival e arqui-inimiga. É a beata Mirtes, mãe de um dos guardiões da fonte do segredo de Serro Azul, o doutor Aranha (Paulo Rocha), que nem imagina da relação dele com Ondina, a quem considera a encarnação do pecado. Mirtes é uma das vilãs da novela, juntamente com Valentina (Lilia Cabral), que tentará separar o casal principal. A venenosa líder do grupo de beatos da cidade ainda cria armações contra a nora, Stella (Vanessa Giácomo), esposa de Aranha e por quem ele é muito apaixonado, sem o filho descobrir. Ela diz que Stella não foi nem capaz de lhe dar um neto. Outro frequentador do bordel também é alvo da antipatia de Mirtes, seu ex-genro João Inácio, que era casado com sua filha que morreu, não sem antes de um filho com ela, neto de Mirtes, Guilherme (Caio Manhente). A beata não poupa intrigas para que o neto Guilherme se afaste de João Inácio.
Ondina divide a guarda do segredo da cidade com outros seis guardiões, além do misterioso gato Leon, que já foi o guardião-mor da fonte, mas por ter quebrado uma regra foi amaldiçoado e se tornou um animal. O atual guardião-mor é Edígio (Antonio Calloni) e, de tempos em tempos, ele reúne o time de protetores da fonte com propriedades curativas e rejuvenescedoras de Serro Azul em sua casa, que dá acesso direto ao local do segredo. Além de Ondina, Edígio e o médico José Aranha, o grupo de guardiões inclui o delegado da cidade Joubert Machado (Milhem Cortaz); a esotérica Milu (Zezé Polessa); o prefeito Eurico (Dan Stulbach) e o mendigo Feliciano (Leopoldo Pacheco). Os encontros dessas sete pessoas comuns que aparentemente não têm nada em comum, vive intrigando os moradores de Serro Azul.
(Por Raphaela Fernandes)