Uma tragédia vai abalar a vida de Amaro (Pedro Carvalho), nos próximos capítulos da novela "O Outro Lado do Paraíso". Uma explosão mata um garimpeiro, Mané (André Junqueira), deixa outros quatro soterrados e faz o português perder a visão ao ter os olhos atingidos por uma grande pedra. As cenas irão ao ar a partir do 16 de março e a essa altura, o noivo de Estela (Juliana Caldas) já terá rompido o relacionamento com a filha de Sophia (Marieta Severo).
Em busca de sobreviventes, Mariano (Juliano Cazarré) conduz uma operação de resgate com o apoio de Gael (Sergio Guizé). Ao mesmo tempo em que entrega plano da mãe, o ex-marido de Clara (Bianca Bin) bate de frente com a matriarca para dar ajuda a todos aqueles que colaborarem no salvamento. O irmão de Lívia (Grazi Massafera) manda que alimentos sejam comprados, ambulâncias contratadas para ficarem de plantão na mina e que a empresa assuma os gastos com despesas médicas envolvendo os sobreviventes. Isso deixa Sophia nervosa. Durante as buscas, Mariano encontra e retira do garimpo o corpo de Mané. Quem adianta é o colunista de TV Daniel Castro, nesta segunda-feira (19).
A explosão da mina deixa Valdo (Alexandre Rodrigues) sem condição de andar e com a perna torta. Enquanto isso, Xodó (Anderson Tomazini) está com vários hematomas e o ex-noivo de Estela, alvo constante de humilhações da mãe, com sangue na vista. Já Johnny (Bruno Montaleone), irmão de Mariano, tem mais sorte e é o menos ferido no acidente. "E comigo, que está a acontecer?", pergunta Amaro. "Saiu sangue, Portuga. Machucou o olho", responde Xodó. "É verdade. Estou na mais absoluta escuridão", conclui o português. "Botei uma venda pra estancar o sangue. Agradece a Deus que tá vivo", diz o garimpeiro.
Em um primeiro momento, a cegueira de Amaro não será diagnosticada como temporária ou definitiva. "Onde é que a gente tá?", pergunta Johnny. "Numa das galeria. Tá muito escuro pra saber. Tem uma parede de pedra aqui. Nós tamos preso", nota Valdo. Ele, Johnny, Amaro e Xodó passam a lutar pela sobrevivência, enquanto outros homens, do lado de fora da mina, tentam achar os sobreviventes.
Na outra ponta da trama das nove, o médico vai se aliar à Sophia. E quase ao mesmo tempo é desmascarado por Clara, que o abandona no altar. Isso ocorre quando a mocinha vê uma foto dele ao lado de seu pai. Acuado, Renato (Rafael Cardoso) admite quando a mocinha lhe pergunta o que teria feito após o casamento: "Ia te matar!".
(Por Guilherme Guidorizzi)