Após se tornar aliado de Clara (Bianca Bin), na novela "O Outro Lado do Paraíso", Gael (Sergio Guizé) trai a própria mãe, Sophia (Marieta Severo), ao contar para a mocinha que a matriarca planeja vender de forma ilegal uma esmeralda. As cenas irão ao ar a partir do dia 12 de março na trama das nove da TV Globo. A essa altura, o irmão de Lívia (Grazi Massafera) já terá recordado as surras que levava da mãe na infância. A traição de Gael faz parte dos seus planos de reconquistar a ex-mulher, a quem espancava com frequência no início do folhetim.
Sabendo do plano de Sophia, ameaçada de morte pelo herdeiro, Clara avisa a polícia, que apreende a pedra preciosa e dá uma multa à vilã. "Quero aprontar com a minha mãe. Vou mostrar que também sou digno da tua confiança. Hoje a dona Sophia vai armar uma pra se dar bem. Vai vender uma esmeralda gigante lá em casa pra um gringo. Em dólar, sem nota fiscal. O gringo vai retirar a esmeralda do país ilegalmente. Eu disse que não queria. Mas ela insistiu. Sabe como é ambiciosa", revela ele. Quem adianta é o colunista de TV Daniel Castro, nesta segunda-feira (19).
A noiva de Renato (Rafael Cardoso), a quem irá desmascarar no altar, acredita, então, na regeneração do ex-marido. "É capaz de enxergar sua mãe com outros olhos. E quanto mais souber entender quem é sua mãe, mais saberá compreender seus próprios sentimentos", diz. "Ela te botou num hospício. Óbvio que cê nunca vai esquecer isso. Se fizer a denúncia, me avisa por mensagem, e eu abro a porta da casa pra você", combina Gael. "Deixe comigo. A Sophia vai ter uma surpresa", responde a mãe de Tomaz (Vitor Figueiredo). Em seguida, a neta de Josafá (Lima Duarte) procura Patrick (Thiago Fragoso) e vai com ele até a delegacia, onde revela o plano da vilã a Bruno (Caio Paduan). Com dois policiais, o delegado chega à mansão de Sophia bem no momento em que a mãe de Lívia tenta vender a esmeralda ilegalmente. "Bruno, como entrou aqui? Isso é uma invasão ilegal", protesta a vilã, que se aliará a Renato contra Clara.
Quem também acompanha é flagra é a mocinha do folhetim de Walcyr Carrasco. "Ilegal é você, Sophia, que está vendendo uma esmeralda gigante diretamente a um americano. Sem nota fiscal, com certeza. Isso é crime", dispara. Tentando se defender, Sophia, que planejou a morte de Vinícius (Flávio Tolezani), alega que pela esmeralda ser gigante, a venda é especial e não ilegal. E mente dizendo que esqueceu no garimpo o talão de recibos quando o delegado lhe pede a nota fiscal. "A senhora deve estar cansada de saber que, de tudo que explorar embaixo do solo, parte é de patrimônio da União. Uma esmeralda desse tamanho é riqueza nacional. Não pode ser retirada do país sem autorização", afirma Bruno.
A vilã só escapa de ser presa porque o crime é impedido. "A esmeralda está apreendida. Tentou fazer uma venda ilegal. Ela será guardada em um banco. Posteriormente irá a leilão. Vou lavrar um boletim de ocorrência. Vai pagar uma multa das grandes", diz Bruno. "Está contente, Clara? Queria me prejudicar e conseguiu. Apreensão, multa. Fica me devendo essa", afirma, nervosa, a empresária. "Não, Sophia. Você é que me deve muitas. Ainda vai ter o que merece", rebate a mocinha.
(Por Guilherme Guidorizzi)