Thomas (Gabriel Braga Nunes) coloca Dom Pedro (Caio Castro) contra Chalaça (Romulo Estrela) ao executar seu plano para tirar o jovem de seu caminho na novela "Novo Mundo". Nos próximos capítulos da trama das seis, o oficial conta com a ajuda de Avilez (Paulo Rocha) e Domitila (Agatha Moreira) - com quem passa a noite e pensa em tirar o rapaz de seu caminho - para fazer o Príncipe Regente acreditar que seu secretário é um traidor e recebe propina do general casado com Dulcina (Joana Solnado). As cenas estão previstas para irem ao ar no dia 18 de maio.
Segundo o colunista Daniel Castro, Thomas se oferece para levar o marido de Leopoldina (Letícia Colin) ao local em que supostamente o funcionário da corte se encontraria com o general do exército. "Recebi uma informação. O verdadeiro traidor irá se encontrar esta noite com Avilez! Estou aqui para convidar vossa Alteza a me acompanhar para ver com seus próprios olhos quem ele é!", anuncia o ex-ministro, destituído de seu cargo por Pedro. Mesmo aconselhado por Joaquim (Chay Suede) a ter prudência com a informação por já ter sido enganado pelo homem casado com Anna (Isabelle Drummond), o representante da família imperial aceita a proposta, afirmando: "Eu preferia que o traidor fosse mesmo Thomas. Mas se não for, temos que saber quem é. E seja quem for, vai pagar pelo que fez!"
Thomas ordena que Avilez entre segurando uma mala no hotel em que a mulher está hospedada e, a Domitila, aconselha a pedir auxílio para guardar suas economias em uma mala igual a vista na posse do general do exército por Pedro. Chalaça, que sempre se esforça para ajudar Domitila, aceita e é flagrado pelo companheiro.
Sem ter ideia que está no meio de uma armação, Pedro declara, perplexo, ao ver o secretário: "Chalaça está com a mala. A mesma que estava com Avilez! Não posso acreditar!" Thomas, contente com o sucesso de sua tramoia, responde: "Agora vossa alteza sabe quem é o traidor". Decepcionado, Pedro se revolta com a atitude do amigo e chora copiosamente.
(Por Carol Borges)