A novela "Novo Mundo" está entrando na reta final, e com isso os vilões começam a ter seu castigo. Nos próximos capítulos da trama das seis será a vez de Sebastião (Roberto Cordovani), mas o mau-caráter não vai cair sozinho. Com o esquema de comércio ilegal de escravos desmascarado, o mercador é preso, mas fecha um acordo de delação com dom Pedro (Caio Castro) para contar o que sabe sobre as tramóias de Thomas (Gabriel Braga Nunes).
A derrocada de Sebastião começa a partir do capítulo desta segunda-feira (28), quando os piratas e Cecília (Isabella Dragão) invadem o navio negreiro em que ele embarcou Libério (Felipe Silcler). Fred Sem Alma (Leopoldo Pacheco) exige que Severino, o comandante da embarcação clandestina, confesse para as autoridades inglesas que tem uma sociedade criminosa com Thomas e Sebastião no negócio de comércio e exportação ilegal de escravos.
No capítulo de quarta-feira (30), já em terra firme, Fred entrega Severino para o ministro da Inglaterra, onde na época o comércio de escravos já era proibida, e afirma que ele é sócio de Thomas e Sebastião. Diante da acusação, o pai de Cecília é preso, mas dom Pedro lhe oferece um acordo, oferecendo benefícios e suavização da pena, contanto que ele conte tudo o que sabe sobre Thomas.
Apesar do acordo com o príncipe, Sebastião não vai se livrar da punição de Leopoldina (Leticia Colin). Nomeada Princesa Regente enquanto o marido vai a São Paulo conter revoltosos - e nesta viagem acaba não resistindo a Domitila (Agatha Moreira), a austríaca decide junto com Bonifácio (Felipe Camargo) cobrar do comerciante todos os impostos devidos, retroativamente, pelos contrabando de escravos.
Apesar de ser delatado pelo comparsa, Thomas ainda vai ao encontro de Sebastião nos capítulos seguintes, e juntos, os dois articulam um plano de vingança contra Leopoldina: um atentado. Porém, Anna (Isabelle Drummond) salva a vida da princesa, se jogando sobre ela na hora da explosão de uma carroça.
(Por Samyta Nunes)