Dom Pedro (Caio Castro) terá um novo ataque epilético na novela "Novo Mundo" e vai se reaproximar de Leopoldina (Letícia Colin). O príncipe regente terá as convulsões na presença de Domitila (Agatha Moreira) mas, por a amante não saber lhe prestar socorro, ele é levado para o palácio por Patrício (André Dias). Depois de receber os cuidados da mulher por quem sente ciúmes, Pedro se declara e os dois têm uma noite de amor.
Tudo começa no capítulo previsto para ir ao ar no dia 17 de junho, quando Pedro faz uma visita na casa que deu de presente para Domitila. Enquanto os dois brincam, o filho de Dom João (Léo Jaime) começa a sentir forte dor na cabeça e a amante pensa que tudo não passa de brincadeiras do companheiro. "Pedro! Pare, já não tem mais graça. Pedro!", pede a cúmplice de Thomas (Gabriel Braga Nunes), que se assusta quando ele se contorce no chão. Ela, então, solicita que Patrício ajude Pedro a voltar para o palácio da família imperial.
Patrício, ao entregar Pedro descordado, esconde de Leopoldina a ida do patrão à casa da mulher desmascarada por Joaquim (Chay Suede) e afirma que ele passou mal ao se encaminhar à Quinta da Boa Vista. A austríaca, então, cuida do príncipe regente na cama e ele, ao acordar, sente remorso ao ver o empenho de sua mulher para vê-lo bem. "Merecias algo melhor que se casar com um príncipe sem autoridade, regente de um reino falido e com este problema de nervos", diz. Comovida, Leopoldina se declara: "Pois eu te amo exatamente assim!"
A declaração de amor de Leopoldina aumenta o sentimento de arrependimento de Pedro que, com a roupa suja do batom da amante, suplica para a princesa: "Perdão, minha esposa, perdão. Perdão. Me perdoa. Por tudo. Me perdoa. É muito bom estar casado contigo, com uma mulher que cuida tão bem de mim, que me entende. Você é minha princesa. E nada mudará isso, nunca". Os dois, que se casaram para cumprir um acordo político entre suas nações, se beijam apaixonadamente e fazem amor.
(Por Carol Borges)