Além do baque de saber da gravidez de Domitila (Agatha Moreira), Leopoldina (Leticia Colin) - que também espera outro filho de dom Pedro (Caio Castro), vai receber algumas cartas que o marido mandou para a amante, na novela "Novo Mundo". E nos próximos capítulos da trama que ocupa novamente a faixa das seis, a princesa desmaia após ler a correspondência. A armação será preparada por Thomas (Gabriel Braga Nunes), por vingança, depois que a austríaca invadir a casa dele e exigir falar com Anna (Isabelle Drummond), que novamente se torna prisioneira do vilão.
Por isso, Leopoldina vai atrás de Anna na casa de Thomas e exige ver a amiga. A essa altura, a protagonista terá perdido a guarda da filha para o marido, e como não cogita a abandonar Vitória, se conforma em voltar a morar com o inglês. Por enfrentá-lo, a escritora leva uma surra de cinto, mas logo descobre uma aliada surpreendente: Nívea (Viétia Zangrandi). Já Leopoldina até tenta usar seu status real para driblar Thomas, mas isso não abala o crápula. "Alteza, a senhora já me expulsou de sua casa. Eu poderia fazer o mesmo", dispara. Mas a rival de Domitila, que sofrerá um aborto, rebate: "Sim, poderia. Acontece que o senhor é um cavalheiro e tem noções de hierarquia, então sabe que é apenas um comandante inglês, e eu sou a princesa do Brasil. O senhor não seria tão desprovido de polidez e delicadeza".
O algoz de Anna contorna a situação e permite a visita de Leopoldina à irmã de Piatã (Rodrigo Simas). "Realmente, eu não seria capaz de uma indelicadeza. Eu já fui ministro desse reino e tenho respeito pela senhora. Por outro lado, a minha vida particular precisa ser respeitada", diz Thomas na trama de época que já se encaminha para a reta final. Ao mesmo tempo, o vilão começa a planejar como irá a forra e não demora para sua vingança acontecer. E ao receber uma série de correspondências, Leopoldina se anima sem saber o que ele espera. "Quantas cartas. Será que são da Áustria? Faz tempo que não recebo notícias da minha família".
Só que logo vem o golpe ao abrir uma das mensagens. "Meu amor, Titila do meu coração. Ontem eu fiz amor no matrimônio para hoje fazer o nosso amor por devoção. Vou fazer a barba para que não arranhe-se, meu benzinho, meu encanto, meu tudo. À noite nos apalparemos por dentro e por fora", diz Pedro para Domitila. A austríaca, então, leva um golpe tão grande que acaba desmaiando, sendo acudida por Bonifácio (Felipe Camargo). "Meu Deus, são cartas de Dom Pedro para Domitila, agora entendo por que a princesa desmaiou. Isso é um golpe muito baixo", aponta na novela que deverá dar lugar a "Flor do Caribe" uma vez que "Nos Tempos do Imperador" só irá ao ar em 2021.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)