A tristeza e a culpa pela morte de João Carlos vão deixar Leopoldina (Letícia Colin) neurótica com os cuidados com Januária, a filha que nasce em breve na novela "Novo Mundo". Segundo publicado pelo colunista de TV Daniel Castro, a preocupação exacerbada da princesa com a saúde da criança, que exagera nos cuidados e chega a proibir Dom Pedro (Caio Castro) de segurar a menina, será amenizada por José Bonifácio (Felipe Camargo). Ele vai ajudá-la a superar o trauma e ter mais confiança em si mesma como mãe, nos próximos capítulos da trama das seis.
Tudo acontece em cenas previstas para irem ao ar a partir da próxima quarta-feira (31), quando Leopoldina já terá dado à luz Januária, num parto em pé feito com a ajuda de Dom Pedro. Depois disso, não demora para ela começar a dar sinais de superproteção à filha. Com uma conversa, o príncipe tenta conter os exageros da mulher, mas ela o põe para fora do quarto, com receio de que a bebê acorde. Até mesmo de segurar a filha Pedro será impedido, e Leopoldina exige que os empregados troquem a roupa de cama diariamente, tapem os buracos com panos e sigam outras medidas para evitar o contágio de doenças.
Ainda de acordo com o colunista, os surtos de Leopoldina só arrefecem com a ajuda de Bonifácio, que após ser alertado por Lurdes (Bia Guedes) vai visitar a menina e a mãe. "Ela é linda! E parece muito saudável também!", ele elogia, e a austríaca observa: "Por isso não posso parar de vigiar um minuto! Para que ela continue assim, saudável!". Em seguida ela se abre e confessa que se sente culpada pela morte de João Carlos.
Com todo o tato, Bonifácio argumenta: "Tenho certeza que fez por ele tudo o que foi possível! Aceite os seus limites, princesa. Sei que é uma pessoa religiosa. Então sabe que só quem tem o poder de controlar tudo é Deus. Sua filha está ótima, não vai acontecer nada demais com ela". E ainda assim Leopoldina afirma, angustiada: "Tenho que olhar a minha filha! Sei que parece estranho, mas se eu sair de perto dela sinto que alguma coisa horrível vai...", mas ele a interrompe, com delicadeza: "Ela dormiu, está vendo? Dá para ver daqui. Vamos ficar juntos vigiando a menina. Eu estou aqui com a senhora. Está tudo bem".
A as palavras animadoras e delicadas do amigo amenizam a aflição da princesa, que finalmente consegue relaxar um pouco. Ela acaba dormindo recostada no ombro de Bonifácio e quando acorda na manhã seguinte se sente menos insegura com a saúde de Januária. Quem não gosta nada dessa aproximação dos dois é Dom Pedro. O príncipe fica com ciúmes dos dois, apesar de ele próprio estar traindo Leopoldina com Domitila (Agatha Moreira), a quem dá uma casa de presente.
(Por Samyta Nunes)