O que Idalina (Dhu Moraes) mais temia vai acontecer na novela "Novo Mundo". Sebastião (Roberto Cordovani) volta da viagem ao Ceará nos próximos capítulos da trama das seis, e ao descobrir que Cecília (Isabella Dragão) se casou com Libério (Felipe Silcler) decide castigar a escrava, prendendo-a no tronco em praça pública. Desesperada, a mãe de Matias (Renan Monteiro) pede perdão e implora ao dono que não lhe dê as chicotadas. "Eu não pude fazer nada! Não me castiga. O senhor nunca me bateu, eu sou uma velha", ela pede.
Apesar do medo, Idalina ajudou Cecília a se casar às escondidas com o jovem jornalista negro que tanto ama, mas com o retorno do patrão, ela fica à mercê do castigo, de pagar com a própria pele pela ousadia da moça em desobedecer as ordens do pai. De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, quando vê a filha andando de braços dados com o marido e descobre que ela se casou com ele, Sebastião vai para casa, possesso, e dispara: "Eu te mato, Idalina!".
Apavorada, a senhora tenta amenizar a situação: "Calma, seu Sebastião, pelo amor de Jesus Cristo, se acalma!", mas ele a acusa: "Eu deixo a Cecília aos teus cuidados e ela se casa com um negro?! Cecília era responsabilidade sua!". Idalina mente: "Eu não pude fazer nada! Eles invadiram a casa e prenderam eu e Matias. Quando eu soube a Cecília já estava casada", e faz um apelo, ajoelhada aos pés do mau-caráter: "Me perdoa, por tudo o que é mais sagrado! Eu nunca quis mal para o senhor, sempre cuidei bem da sua casa, da sua roupa, da sua comida".
Insensível aos apelos, Sebastião arrasta Idalina para fora da casa e amarra a escrava em praça pública, diante dos passantes. Ela ainda implora: "Não me castiga. O senhor nunca me bateu, eu sou uma velha". "Você nunca soube o que é um tronco! Esse foi o meu erro! Mas agora você vai saber!", esbraveja o comerciante de escravos, e em seguida a chicoteia. Matias chega e, ao ver a mãe apanhando intervém, mas acaba sendo castigado também.
Também nos próximos capítulos Cecília ficará desesperada quando o pai aparecer no jornal para levar seu marido. Sebastião descobre que Libério é filho de uma de suas escravas que foi vendida sem contar que estava grávida. O mercador consegue um documento que lhe dá a posse do rapaz, e o leva para sua senzala.
Outra que será agredida na novela das seis é Anna (Isabelle Drummond), que volta a ser prisioneira de Thomas (Gabriel Braga Nunes) após perder a guarda da filha. A escritora aproveita para conseguir provas que ajudam Chalaça (Romulo Estrela) a desmascarar Domitila (Agatha Moreira). O vilão descobre e, em retaliação queima os escritos do livro dela, que tem um ataque de fúria e acaba levando uma surra de cinto do marido.
(Por Samyta Nunes)