Apesar de tão apaixonados, Anna (Isabelle Drummond) e Joaquim (Chay Suede) vão passar pelo menos mais quatro anos separados na novela "Novo Mundo". Nos próximos capítulos da trama das seis haverá uma uma passagem de tempo que avança a história para 1822, quando Dom João VI (Léo Jaime) é convocado a voltar para Portugal com Carlota Joaquina (Débora Olivieri). Assim, Dom Pedro I (Caio Castro) se torna o Príncipe Regente, mas vai se surpreender quando descobrir que terá de obedecer às ordens da corte portuguesa.
Tudo acontece em cenas previstas para irem ao ar no capítulo de sábado (8), quando o segundo filho de Dom Pedro já tiver nascido. Em meio à comemoração do nascimento da criança, Dom João recebe uma carta contendo uma ordem para que ele retorne a Portugal. Por isso, o rei então passa o comando do Brasil para o filho mais velho, e o marido de Leopoldina (Letícia Colin) garante que uma de suas primeiras medidas será destituir Thomas (Gabriel Braga Nunes) de seu cargo na corte. Contudo, o Príncipe Regente terá uma surpresa nada agradável ao descobrir que deve seguir as ordens de Portugal.
Após passar quatro anos na Cisplatina, Thomas volta para o Rio de Janeiro e, como estava (supostamente) comprometido com Anna antes de ser enviado para lá, o vilão pensa em se casar com a professora de inglês. O que ele nem imagina é que, a essa altura, Joaquim - que todos acreditam estar morto - já terá descoberto sua missão na aldeia dos Tucarés e lidera um grupo grande de índios em uma caminhada para a então capital província.
Antes ainda dessa passagem de tempo, Leopoldina vai se decepcionar muito com o marido. Quando Anna avisa que vai se mudar, a princesa lê o diário da amiga e descobre que ela está sendo assediada por Dom Pedro. Furiosa, ela o confronta e exige que ele se retrate com a professora. Após os quatro anos, Domitila (Agatha Moreira) vai entrar na trama e formar o histórico triângulo amoroso com os dois.
(Por Samyta Nunes)