A verdade sobre o que aconteceu com o pai de Anna (Isabelle Drummond) finalmente será revelada, na novela "Novo Mundo". E como a mocinha suspeitava, ela vai descobrir que Thomas (Gabriel Braga Nunes) o matou. Quem conta à escritora como tudo aconteceu é Fred Sem Alma (Leopoldo Pacheco), que mais uma vez procurado por ela resolve narrar o que testemunhou dos últimos momentos em que Sir Edward Millman (Ney Latorraca) foi visto, nos próximos capítulos da trama das seis, que vem sendo reprisada desde março.
Em cenas que devem ir ao ar ainda esta semana, Anna procura novamente Fred, e implora para que ele lhe conte o que sabe sobre o desaparecimento de seu pai. O pirata então conta: "Eu era imediato no navio de sir Millman e descobri que ele vinha ao Brasil em missão secreta, confirmar o local onde o galeão espanhol Rey Del Mar havia naufragado. Então, eu me uni a Thomas para roubar as coordenadas e chegar ao galeão antes de seu pai".
Na sequência o pai de Anna vai aparecer pela primeira vez na trama, em um flashback em que ele sai de sua cabine, e logo depois os dois bandidos entram. Fred continua narrando os fatos: "Nós pensamos ter enganado o Capitão Millman. Ledo engano. Seu pai sabia exatamente o que pretendíamos. Para o azar dele", nas imagens, Sir Millman observa a dupla pela fresta da porta, e o pirata segue: "As coordenadas que encontramos eram falsas. Quando chegamos lá em vez de encontrarmos o galeão, encontramos sir Millman e dois oficiais armados, prontos para nos prender. Sir Millman nos deu voz de prisão. Mas nem eu nem Thomas estávamos dispostos a ir para a cadeia. Decidimos lutar".
Ainda segundo o amante de Miss Liu (Luana Tanaka), o Capitão não imaginou que dois homens desesperados seriam capazes de tudo, e diz: "Matamos os oficiais e fomos atrás de seu pai. Seu pai lutou melhor do que esperávamos. Eu só queria fazer com que ele contasse onde estava o Galeão... Mas sir Millman não estava disposto a se render. Nós não tínhamos outra opção". "Então vocês o mataram", Anna conclui, ele declara: "Nós, não! Thomas. Thomas matou seu pai!".
Na sequência do flashback, o pai de Anna surge em um penhasco acima do mar. "Ele e Thomas lutaram sabendo que a única alternativa era a morte do outro. Seu pai lutava bem, mas Thomas era mais jovem, e mais sedento de sangue", narra o pirata, enquanto nas imagens, Millman perde o equilíbrio e Thomas aproveita para avançar contra o adversário, que acaba caindo do despenhadeiro. "Ainda cheguei a tempo de ver seu pai caindo no mar, sendo tragado pelas águas. Queria poder dizer que seu pai está vivo, mas... Sei que não há nada pior do que perder a esperança", ele afirma. Mas vale lembrar que o próprio Thomas já afirmou que o pai de Anna pode não estar morto. Será que ele sobreviveu à queda?
Nesse momento Anna, que vai impedir Thomas de matar Joaquim (Chay Suede), questiona o motivo de Fred e Thomas terem se tornado inimigos, e ele responde: "Voltamos para o navio. Ninguém da tripulação sabia que tínhamos saído, e não havia motivo para suspeitarem de nós. Quando descobriram que o Capitão Millman havia desaparecido, assumi o navio e voltamos para a Inglaterra. Eu e Thomas fizemos um pacto de silêncio. Mas Thomas me traiu. Disse que eu e os outros oficiais havíamos tramado contra seu pai, que viu quando eu matei os três e que ficou escondido para poder testemunhar. Thomas foi promovido, e fui condenado à morte. Mas consegui fugir e me tornei pirata".
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)