NOVELA "NOS TEMPOS DO IMPERADOR" - resumo dos capítulos da semana de 15 a 20 de novembro de 2021.
Caxias (Jackson Antunes) descobre que Solano Lopez (Roberto Birindelli) ameaçou o Brasil em conversa com Pedro (Selton Mello). Luísa (Mariana Ximenes) sofre por estar afastada do imperador. Samuel (Michel Gomes) questiona Diego (Mouhamed Harfouch) e afirma que Nélio (João Pedro Zappa) está enganando Pilar (Gabriela Medvedovski) e Dolores (Daphne Bozaski). Lupita (Roberta Rodrigues) recebe o espírito de Germana (Vivianne Pasmanter), e acaba assustando Vitória (Maria Clara Gueiros). Dolores decide bater de frente com Tonico (Alexandre Nero), que repreende Nélio pelo fracasso de comprar a fazenda da esposa. Nélio confessa a Dolores que mentiu. Pilar vê Diego e Tonico conversando.
Tonico diz a Pilar que Diego é um grande mentiroso. Dolores decide esquecer de vez seus sentimentos por Nélio. Pedro e Samuel lamentam a separação de Luísa e Pilar. Pilar promete se vingar de Tonico. Augusto (Gil Coelho) e Gastão (Daniel Torres) questionam Pedro sobre o conflito entre Brasil e Uruguai. Prisca (Maria Carolina Basílio), Hilário (Theo de Almeida Lopes) e Vitória tentam ajudar Quinzinho (Augusto Madeira) a recuperar a memória. Teresa (Letícia Sabatella) chama a atenção de Gastão junto a seus empregados. Teresa comenta com Celestina (Bel Kutner) sobre a partida de Luísa. Dolores volta atrás e abre o coração para Nélio.
Justina (Cinara Leal ) conta a Cândida (Dani Ornellas) que Zayla (Heslaine Vieira) perguntou sobre Mariana, a irmã de Samuel. Caxias avisa a Pedro que o presidente do Uruguai foi deposto, como era desejado. Nicolau (Cassio Pandolfi) flagra Celestina lendo uma carta de Nino (Raffaele Casuccio). Leopoldina (Bruna Griphao) e Teresa acham o comportamento de Celestina suspeito. Zayla descobre que Pilar e Diego terminaram. Celestina e Nino se encontram em segredo. Cândida confronta Zayla diante de Olu (Rogério Brito), Samuel e Pilar.
Zayla confessa que tentou chantagear Pilar, e ela e Samuel decidem reatar o noivado. Nicolau avisa Celestina sobre o risco de mentir para Teresa. Isabel (Giulia Gayoso) consegue que Gastão peça desculpas a Guebo (Maicon Rodrigues). Quinzinho decide abandonar Vitória com as crianças. Borges (Danilo Dal Farra) demonstra interesse ao saber que Justina foi alforriada por Luísa. Pedro e Teresa marcam presença na marcha pela abolição.
Tonico e Bernardinho (Gabriel Fuentes) acabam com a marcha pela abolição. Augusto finalmente se dá conta do envolvimento entre Pedro e Luísa. Prisca e Hilário ficam com medo de que Vitória também os abandone e pedem que ela procure por Quinzinho. Augusto comenta com Dumas (Marcelo Valle) sobre a relação de Luísa com Pedro, e a moça escuta. Solano Lopez declara que está em guerra contra o Brasil.
Pedro conversa com Teresa e admite estar preocupado com Solano. Luísa começa a providenciar a volta à França. Pedro e Luísa se separam. Augusto e Leopoldina se preparam para se casar. Gastão deixa claro seu temor em relação a uma guerra. Vitória e as crianças localizam Quinzinho. Lota (Paula Cohen) e Bernardinho ajudam Quinzinho com seu problema de memória. Augusto e Leopoldina se casam e, ao mesmo tempo, Solano Lopez decide invadir o Brasil.