Pilar (Gabriela Medvedovski) e o pai, Eudoro (José Dumont), vão se emocionar na novela "Nos Tempos do Imperador" quando o coronel lhe pedir perdão por ter sido contra ela estudar Medicina. "Hoje me orgulho", afirma o fazendeiro na conversa com a filha mais velha e já sabendo que sofre de tuberculose, chegando a tossir sangue.
Segundo o colunista Daniel Castro, as cenas devem ir ao ar a partir de segunda-feira (25) na trama histórica, sequência de "Novo Mundo" (2017). Eudoro passa a preocupar a família quando ao regressar para o Rio de Janeiro com a filha caçula, Dolores (Daphne Bozaski), já tossindo sem parar. A mulher de Tonico (Alexandre Nero) até leva o pai ao hospital, mas o fazendeiro rejeita ser atendido pela própria filha.
Não demora muito para Nélio (João Pedro Zappa) avisar Pilar do estado de saúde do pai dela. "Então a senhorita já sabe que ele está com a tísica? É uma doença terrível, eu sinto muito", se lamenta para a protagonista que vive relação de idas e vindas com Jorge/Samuel (Michel Gomes), chocando-a. "Meu pai? Tuberculoso?", pergunta, espantada.
Dona de um espírito altruísta, Pilar logo corre atrás do pai e eles, enfim, passam a se entender. Primeiro, Eudoro diz para ela prometer que ficará responsável por Dolores após sua morte. "Ela não me dá chance, painho. Está muito magoada comigo", ressalta a profissional da área de saúde.
Depois, o fazendeiro assumirá seu erro. "E a culpa é minha. Enchi a cabeça de Dolores contra você. Hoje me orgulho que você tenha me desobedecido. Foi atrás do seu sonho e hoje é uma médica", afirma emocionando a primogênita. "O senhor não sabe o quanto quis ouvir isso", assegura Pilar na história de época.
Por fim, Eudoro se incrimina por ter entregue a filha caçula para o deputado vilão. "Me arrependo tanto de ter entregue Dolores nas mãos de Tonico, mas achei que ele fosse se endireitar, mas só piora", conta, se recusando na sequência a ir a um médico após pedido da filha.
"Não, filha. Não quero morrer num hospital. Não é fácil ficar aqui, debaixo do mesmo teto que Tonico, mas pelo menos estou perto de Dolores. E agora perto de você também. Me perdoa, filha", pede o fazendeiro na trama envolvida em acusação de "racismo reverso".
"Claro que perdoo, pai", afirma antes de abraçar o genitor na trama de Thereza Falcão e Alessandro Marson.