Na reta final de 'Mulheres de Areia ', Raquel (Gloria Pires ) vai se vingar de Virgílio (Raul Cortez) de um jeito bem cruel. A caiçara sabe que o pai de Marcos (Guilherme Fontes ) está afundado em dívidas, e, por isso, fará uma proposta irrecusável.
Na trama de 1993, Virgílio pedirá dinheiro a Marcos, mas receberá uma resposta negativa do filho, que responderá ter entregue tudo o que pode para Raquel em troca do divórcio.
Então, Virgílio engolirá o orgulho e irá atrás da nora. Inicialmente, ela debochará da situação alheia, mas resolverá emprestar o dinheiro com a condição de que ele coloque as ações no nome dela como garantia.
Antes de aceitar a proposta, ele conversará com César, vivido pelo ator e médico Henri Pagnoncelli, que dirá para não ir adiante, mesmo assim, topará fazer negócio com a inimiga.
Para dar um golpe no sogro, a filha de Isaura (Laura Cardoso ) venderá as ações para Sampaio (Adriano Reys) pelo dobro do preço. Virgílio saberá da verdade e irá atrás de Raquel para agredi-la, mas ela reagirá apontando um revólver.
Tempos depois, Sampaio descobrirá que Virgílio roubou o dinheiro da corretora, e com o conhecimento dos acionistas, o marido de Clarita (Susana Vieira ) será obrigado a sair da empresa.
Sem destino, Virgílio começará a passar mal e ter visões macabras com o espantalho que montou para debochar de Breno (Daniel Dantas). Em um dos momentos de visão alucinógena, o golpista terá um ataque do coração e morrerá em plena praça de Pontal D´Areia.