Novela estrelada por Bárbara Paz, "Maria Esperança" voltou ao ar no SBT na faixa das 12h apenas para as localidades onde não há programação local. Exibida originalmente em somente 97 capítulos entre março e agosto de 2007, a novela está em sua terceira reprise (as outras foram em 2011 e 2015) e é um remake de "Maria Mercedes" (1992), que abriu a trilogia das Marias protagonizada por Thalia, a diva mexicana que coleciona truques de beleza.
"Maria Esperança" reúne no elenco Nico Puig, Ricardo Ramory, Tânia Bondezan, Greta Antoine, Norton Nascimento (em seu último trabalho; o ator morreria em dezembro de 2007), Débora Gomez, Fabiana Alvarez, e Bárbara Bruno com sua filha Vanessa Goulart.
Se você já está acompanhando ou conferindo de novo a novela, mas não lembra quais são seus finais, e caso você não sabe qual é a história principal, o Purepeople te conta!
+ 'Travessia': quem é quem na nova novela das nove? Saiba detalhes exclusivos do figurino de Jade Picon, Giovanna Antonelli e Lucy Ramos! Veja também se Guida e Leonor vão se enfrentar por causa de Moretti
Vendedora de bilhetes de loteria e de flores, Maria foi abandonada pela mãe, Maria Helena (Ângela Figueiredo), que se mudou para os EUA, onde construiu uma segunda família. Cabe a ela cuidar dos irmãos, Guilherme (Daniel Morozetti), Isabel (Greta Antoine) e André (Rafael Formenton), e do pai, Ramiro (Walter Breda), um alcóolatra.
O caminho dela cruza com o do milionário, Santiago (Nico Puig), que não tem família, sofre de câncer e planeja entregar sua herança para Maria em troca de um casamento. Ao mesmo tempo, a protagonista também conhece Eduardo (Ricardo Ramory), cuja noiva foi assassinada logo após se casarem.
Ao longo dos capítulos, Santiago e Maria se casam e ele morre, deixando para a florista sua herança. Quando Malvina (Tania Bondezan) descobre, planeja o casamento de Maria com seu filho, Eduardo, só por conta do dinheiro.
Além do casamento com Santiago e da paixão por Eduardo, Maria se depara com o retorno da mãe.
Depois de muitas armações contra Maria, Malvina enlouquece e é internada em um hospício assim que o filho, Eduardo, descobre o que ela fez contra a mocinha. Já a mãe de Maria, Guilherme, Isabel e André, acaba recebendo o aguardado pedido de perdão da filha mais nova. Maria e Eduardo se casam e ela dá à luz Maria Esperança, filha do rapaz.
Beatriz (Vanessa Goulart) tem um filho fruto do seu romance com Aurélio (Ernando Tiago), e Camila (Débora Gomez) também engravida. Irmão de Maria, Guilherme que foi um encrenqueiro durante toda a trama e chegou a ser preso deixa a cadeia disposto a mudar de vida