Nova novela da Record TV, "Gênesis" vai abordar sete passagens da Bíblia ao longo de 150 capítulos. Logo na primeira, o público será levado ao Jardim do Eden para conhecer a história de Adão (Carlo Porto) e Eva (Juliana Boller) e seus 10 filhos, sendo oito mulheres, que se sentem vítimas de desprezo por parte do pai. Uma delas, Tila é vivida por Anna Rita Cerqueira . Ao Purepeople, a atriz de 22 anos apoia a abordagem do tema.
"Acho extremamente importante o que a gente vai contar logo de início dessa relação do Adão com as filhas. E a relação de um homem com as mulheres e como somos tratadas até hoje em dia, na verdade", conta. No folhetim que estreia dia 19, Tila é irmã de Caim (Eduardo Speroni), Abel (Caio Manhente), Renah (Ana Terra), Kira (Carolina Oliveira ), Aba (Ranna Bittencourt), Naira (Fernanda Junqueira), Mairi (Manu Papera), Zohar (Joana Leite) e Uma (Julia Braz). "Vamos levantar bastantes questões para as pessoas refletirem", prossegue a carioca.
Com quase 20 trabalhos na TV - incluindo a Yarin de "Os Dez Mandamentos" (2016) e a Flaviana de "Malhação" (2013) -, Anna define sua nova personagem como uma apaziguadora. "A Tila está sempre preocupada com todos e sempre tenta deixar a situação mais harmônica", explica. "E o que a gente tem de mais parecido é o amor com as outras pessoas. E sou muito amorosa com quem está ao meu redor", acrescenta a atriz que foi cupido no namoro de Vitória Strada e Marcella Rica.
Por outro lado, o fato de ser filha única a difere de Tila. Mas a falta de irmãos não incomoda mais Anna Rita. "Eu sempre quis ter irmão ou irmã, mas não vários como a Tila. Só que depois de um tempo achei melhor não ter e lidei bem com isso. Acho que teria sido legal ter irmão, seria uma outra experiência de vida, completamente diferente. Mas sou filha única e isso foi ótimo também", garante.
Com aproximadamente cinco trabalhos bíblicos no currículo, Anna Rita já tira de letra os desafios que as tramas de época trazem. "Comecei a fazer novela bíblica muito nova. Com 13 fiz 'José do Egito' (2013) e a gente sempre teve uma preparação muito intensa", recorda a colega de novela de Rafaela Sampaio, presente na segunda fase. "O ritmo (de tempo) era outro e hoje em dia vivemos em um mundo completamente acelerado. A gente teve que aprender a desacelerar. E tem a questão das gírias também. Tem muita coisa que precisamos deixar de lado, mas já me acostumei e a pronúncia dos nomes é complicado para todos", relata.
Com quase 800 mil seguidores no Instagram, Anna Rita aproveita a interação com as fãs para falar de autoaceitação. "Fiz um post que viralizou e muitas pessoas pediram para que continuar falando sobre o corpo. Ainda mais porque o meu não é um corpo padrão, é difícil achar roupa..." explica. "Acabo falando para ajudar outras meninas porque eu mesmo já lido muito bem. Mas já tive vontade de me esconder, só que passou. Uso hoje minha influência para ajudar outras meninas e ver se as marcas notam mais a gente", continua.
"Muitas seguidoras compartilham comigo o fato que eu acabo ajudando elas na aceitação do próprio corpo. Elas contam que passaram a usar short, biquíni mais à vontade porque me veem usando. Outras relatam que sofrem a mesma coisa de pessoas que com frequência dão opinião sobre o corpo delas porque mesmo estando saudáveis não tem o corpo padrão", prossegue.
Ao ser questionada se segue rotina de exercícios, a atriz nega. "Eu pretendo ter porque acho saudável, mas não me vejo fazendo algo para mudar meu corpo de forma 'x' ou 'y'. Se fizer será pela minha saúde e se meu corpo mudar com isso, tudo bem. Não me vejo focada em mudar meu corpo para nada", assegura Anna Rita.
(por Guilherme Guidorizzi)