Depois de perder a guarda provisória do filho, Ritinha será impedida por Ruy (Fiuk) de ver a criança, apesar de seu direito de visitas, na novela "A Força do Querer". Revoltada, ela decide seguir um conselho de Elvira (Betty Faria) e fazer um escândalo na internet, contando seu drama em vídeos que acabam viralizando. Os apelos da mãe de Ruyzinho vão mobilizar muita gente, e a campanha leva várias pessoas para a porta do fórum no dia da audiência que decidirá a guarda definitiva. "Devolve o Filho da Sereia", pedem os cartazes, nos próximos capítulos da trama das nove.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece em cenas previstas para irem ao ar a partir de 10 de outubro, quando Cibele (Bruna Linzmeyer) revela que Ritinha é bígama, e ainda conta a Ruy que a mulher dele o traiu com o primeiro marido. Furioso, ele resolve usar o filho para se vingar, aproveitando que Joyce (Maria Fernanda Cândido) terá impedido que a nora fugisse com o bebê, e conseguido a guarda provisória do menino. Já na primeira vez que Ritinha chega para a visita não encontra o filho e chama a polícia para fazer com que a ordem do juiz seja cumprida. "O Ruy não sabia que você vinha agora, levou pra dar uma volta", alega Joyce, em defesa do filho.
Então Elvira comenta com a "sereia" que a mãe de Ruy tem um verdadeiro pavor de escândalo, e Ritinha grava um vídeo na praia, vestida com sua cauda de sereia. "Por favor, vocês me ajudem a ter meu filho de volta, que estão querendo tomar o meu filho, não estão me deixando nem chegar perto dele. Quero pedir para todas as crianças, para todos os pais de criança, para todo mundo que vai me ver no aquário, para todo mundo que gosta de mim... Me ajudem a ter meu filho de volta!", pede, e ainda diz que Ruyzinho é pequeno e chora pela sua falta.
Em pouco tempo a campanha ganha repercussão e mobiliza milhares de pessoas que ficam comovidas pelo caso da sereia que teve o filho "arrancado de seus braços". Ela será procurada pela imprensa e dá entrevistas para sites e revistas. "Palhaçada, mãe", reclama Ruy, e Simone (Juliana Paiva) comenta: "Mas está todo mundo apoiando a Ritinha! Não demora isso vai para televisão também! E lembra que você acabou de dar um tiro num cara, tá muito mal na fita". Joyce, irritada com o escândalo, o aconselha a permitir as visitas: "Seu pai foi bem claro. Vamos acabar perdendo a guarda se você continuar desafiando o juiz".
Contudo, mesmo depois de passar a visitar o filho, Ritinha continua postando os vídeos, que geram indignação contra Ruy, a ponto de ele não ficar incomodado de andar na rua, por conta dos olhares de reprovação que recebe. A audiência que vai decidir com fica aguarda definitiva da criança começa no fim do capítulo de 14 de outubro, previsto para ir ao ar no último sábado antes do fim da trama. Na frente do fórum, várias pessoas manifestam seu apoio à mãe de Ruyzinho, com cartazes pedindo: "Devolve o Filho da Sereia".
(Por Samyta Nunes)