As expectativas de Joyce (Maria Fernanda Cândido) de que a gravidez trará sua filha de volta serão frustradas, nanovela "A Força do Querer". Apesar de parar de tomar hormônios por recomendações médicas, Ivan (Carol Duarte) tem uma conversa franca com a mãe e avisa que vai retomar a transição após o nascimento do bebê. "Isso não vai fazer de mim uma mulher. Vou continuar um homem trans", ele afirma, nos próximos capítulos da trama das nove.
Segundo o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece em cenas previstas para irem ao ar a partir de 2 de outubro, quando Joyce fica sabendo que vai ser avó e procura o filho, animada. "Eu... até comprei um primeiro presente", ela diz, e entrega a bata feminina que escolheu. "Você consegue mesmo me ver vestindo isso?", questiona o gestante, mas a mãe diz apenas que não vê a hora de a filha perder a barba. "Li que parando de tomar aqueles hormônios, pode ser que esses pelos todos caiam do seu rosto", comenta.
Ainda esperançosa, Joyce pede que o filho tente contatar Cláudio (Gabriel Stauffer), o quanto antes: "A família sabe onde ele está! Vai ser capaz de dar um e-mail, um telefone dele". "Para quê? Eu vou chegar lá e falar: 'Ó, mãe do Cláudio, eu sou o Ivan e estou grávido do seu filho'?", Ivan pergunta, e completa: "Você acha que chegar perto do Cláudio é desfazer essa transformação toda, não é?". A mulher de Eugênio (Dan Stulbach) então afirma que o amor vai falar mais alto, e faz um apelo, pedindo que ele tente ser a Ivana de antes.
É então que o rapaz resolve desapontar logo as expectativas da mãe, e mais uma vez explica: "Tem coisas que nem por paixão a gente consegue fazer: deixar de ser o que é. Eu tentei e tentei muito! Você só vai me entender o dia que conseguir fazer esse exercício. Se imaginar dentro do corpo do meu pai, foi assim que eu vivi até agora, mãe, dentro de um corpo errado". Mais tarde, em conversa com Elis/Nonato (Silvero Pereira) e Simone (Juliana Paiva), ele deixa claro vai retomar o tratamento hormonal depois de ter o bebê.
(Por Samyta Nunes)