Griselda (Lilia Cabral) fica milionária e terá uma virada surpreendente na novela "Fina Estampa", no ar desde março na Globo após ser exibida pela primeira vez há oito anos na Globo. Após receber a notícia de Guaracy (Paulo Rocha) de que ganhou na loteria e penar atrás do bilhete premiado perdido, a Pereirão vai conseguir encontrar o comprovante e ter seus dias de glória com os R$ 50 milhões nas mãos. E sua grande rival, Tereza Cristina (Christiane Torloni), que se cuide, porque vai ter que encarar muita treta nessa virada da mecânica.
Dona do prêmio milionário, a mecânica vai até a lotérica comprovar que é a vencedora e volta para casa num carrão - mimo dos representantes da lotérica para que ela sinta o primeiro gostinho de ficar rica e com segurança. Ao chegar, ela fica sem ação diante da observação de tanta gente na rua onde é conhecida como Pereirão: "Vocês estão estranhando isso aí. Eu vim nesse carrão porque os homens lá da loteria, depois que assinei todos os papéis e depositei meu dinheiro no banco, eles fizeram questão de me dar um passeio até minha casa. Ai gente, eu estou morta de vergonha".
Em meio aos curiosos parados na rua para observar a chegada triunfal de Griselda na limusine, a tia pilantra de de Tereza Cristina aparece e dispara: "Uma limusine como esta, além do conforto e do extremo prazer, ainda engrandece quem a usa". Em seguida, pega um cartão do motorista afirmando que pode ajudar a mecânica a fazer um bom uso do dinheiro. "O que estão fazendo aí, circulando, xô! Não é nenhum pouco polido ficarem aí com essas caras de pobres, pobres coitados, a espreitar uma mulher que acabou de ficar rica", diz a senhora.
Logo que cair a ficha de que está rica, Griselda procura uma imobiliária com o intuito de comprar uma nova casa onde possa usufruir esse novo momento da vida com os filhos. O corretor leva a faz-tudo ao condomínio Marapendi Dreams para apresentar uma mansão que está à venda. A funcionária de Tereza Cristina vai se deparar com a mecânica e, curiosa, pergunta se está a passeio. "Não, vim dar uma olhada na casa. Acho que vou comprar", responde. Em seguida, ela corre para contar a fofoca para a patroa. A esnobe fica enfurecida e vai atrás da rival. "O que essa criatura, pessoa, ou como quer que uma coisa dessas mereça ser designada... O que ela está fazendo? O que ela está fazendo aqui?", pergunta ao corretor. E em seguida Griselda resolve ficar com a casa: "Eu compro a casa, sim! Mesmo sabendo que a vizinha é péssima, mal-educada e histérica".
Os próximos capítulos ainda reservam momentos surpreendentes na volta por cima da protagonista. A nova fase será de transformação no visual também e ela vai encarar Tereza Cristina à altura. Após ser convidada para jantar no restaurante Le Velmont com René (Dalton Vigh) e Guaracy (Paulo Rocha), ela vai passar por uma mudança no visual promovida pela filha Amália (Sophie Charlotte) para a ocasião. "Os dois esperando... Já fiz tanto conserto no Le Velmont, agora jantar com ele aberto?! Restaurante fino, só vai rico", comenta. A filha, orgulhosa, exalta a mãe: "Você acordou Pereirão, mas vai dormir Griselda".
A mecânica se torna empresária ao abrir uma loja de consertos em domicílio e dá uma renovada no guarda-roupas. Os novos looks são clássicos inspirados em Coco Chanel e priorizando o conforto. "Griselda não deixa de ser uma pessoa popular. Ela segue uma linha clássica e elegante, mas com tecidos de alta tecnologia", explicou Beth Filipecki, responsável pelo figurino, na época da trama. A cor preta é inserida ao estilo com um outro ar de elegância: "Coco Chanel foi quem introduziu o preto no vestuário da mulher, que era uma cor apenas do sexo masculino no século XIX. Ela lançou a roupa masculina para as mulheres, e grandes musas do cinema passaram a usar tailleur, smoking e terninhos". Segundo a figurinista, a personagem para a usar mais saias, malhas, bolsas e até mesmo macacões de linho. "Ela não abandona a calça jeans. É um guarda-roupa mais real, menos perua".
O novo momento da vida será marcante para Griselda. Decidida a enfrentar a megera, ela não esquece a humilhação ouvida pela mulher de René. Ao descobrir que ela realiza alguns trabalhos no restaurante do marido, que não disfarça o encantamento pela mecânica, Tereza Cristina vai até a casa dela para afastar qualquer tentativa de romance: "Você não é uma mulher. Não é feminina. Nem masculina você é. Você é um nada! É um macacão ambulante. Seu filho é mau-caráter, mas numa coisa eu dou razão a ele: ter vergonha de você! Ninguém quer essa figura ridícula, grosseira que você é para ter como mãe!".