Depois que teve sua fortuna roubada e ficou pobre, Anastácia (Eliane Giardini) foi morar com Pancrácio (Marco Nanini), e sem a diferença social entre os dois, ele se declarou e a pediu em casamento, na novela "Êta Mundo Bom!". Contudo, a pedido de Candinho (Sergio Guizé) ela reencontrou recentemente Ernani (Leopoldo Pacheco), e em cenas previstas para irem ao ar a partir do capítulo de segunda-feira (11), a viúva será surpreendida pelo pedido de casamento do pai de seu filho. E mais surpreendentemente ainda: o professor a incentiva a aceitar.
De acordo com a coluna Telinha do Jornal Extra, Ernani convida Anastácia para um café e vai direto ao ponto: "Aceita se casar comigo, Anastácia? Eu cometi um erro, mas já lhe disse, voltei para procurá-la e a meu filho tempos depois. Você não estava mais lá, eu não consegui localizá-la. O fato é que nós nos amamos um dia". Pega de surpresa, ela acha que é alguma brincadeira, mas o empresário insiste: "Imagine o que sinto! Eu volto depois de anos e descubro que tenho um filho, vendedor de pipoca. Veja. Sou um homem capaz de dar novas oportunidades a Candinho. Oportunidades que ele merece porque é um rapaz esperto, agradável".
Mesmo achando uma ideia precipitada, a mãe de Candinho se anima com a proposta por causa do que o casamento pode proporcionar ao filho. Ainda assim, não responde de pronto: "Havia de ser divertido ouvir Candinho falar inglês, sem fôssemos todos morar na Inglaterra. Foi uma agradável surpresa encontrá-lo. É generoso. Já reconheceu Candinho como seu filho. Mas... pode me dar um tempo para pensar?", frisa ela, acrescentando: "Em breve direi se caso ou não com você".
Pancrácio abre mão de Anastácia
Quando volta para casa, Anastácia conta tudo a Pancrácio: "Em nome dos velhos tempos, Ernani acredita que esse amor pode renascer. Não nego. Eu e ele simpatizamos um com o outro. Ele fez um grande gesto ao reconhecer Candinho como filho, há de concordar", e completa: "Ele acredita que Candinho merece um futuro melhor do que ser um simples pipoqueiro. Eu também. Meu filho tem qualidades".
Triste, Pancrácio reconhece nas palavras da noiva a melhor decisão a ser tomada, e declara: "Digo que eu nunca poderei oferecer essas oportunidades que Candinho merece. Eu mesmo luto com dificuldades para sobreviver, a senhora sabe. Dona Anastácia, eu a libero do compromisso que assumimos anteriormente, mesmo que tenha sido só entre nós. Case-se com esse homem. Ernani, não é? Ele lhe dará uma vida melhor. A vida que eu nunca poderei lhe proporcionar".
A mãe de Candinho fica abalada com o incentivo dele, e questiona: "Professor Pancrácio, abre mão de meus sentimentos com tanta facilidade?". "Estou apenas a desejar o melhor para a senhora", ele diz. Porém, nos capítulos seguintes, o próprio caipira resolve aconselhar a mãe e ela acabará se casando com Pancrácio.
(Por Samyta Nunes)