Na reta final da novela "Êta Mundo Bom!", Maria (Bianca Bin) vai receber um pedido de casamento mesmo estando noiva de Celso (Rainer Cadete), que a livrou de ser atropelada em nova vingança de Sandra (Flávia Alessandra). Quem propõe à arrumadeira subir ao altar é Eugênio (Hélio Ribeiro), pai de Leandro (Pedro Brandão), ex dela, e portanto avô de sua filha. O idoso faz a proposta inusitada após revelar à Maria que ficou viúvo. "Nunca deixei de pensar na sua filha", afirma Eugênio nos próximos capítulos da trama reexibida no "Vale a Pena Ver de Novo".
Após contar que perdeu a mulher, o pai de Leandro afirma que a solidão o pegou e, por isso, quer se casar de novo. "Tenho dinheiro para rodar o mundo. Mas não tenho quem vá comigo passear na praça. Arrependo-me tanto por não tê-la acolhido, Maria, quando surgiu grávida, em nossa casa", diz Eugênio. A rival de Sandra, que estará na mira da tia, Anastácia (Eliane Giardini), minimiza e afirma que para tudo há uma explicação. "Como diz Candinho (Sergio Guizé) e o professor Pancrácio (Marco Nanini) também, tudo o que acontece de ruim na vida é pra melhorar", aponta.
Na sequência, o idoso conta outra intenção: "Mais ainda. Quero que tenha um nome, que não seja filha de mãe solteira". A fala de Eugênio deixa Maria confusa. "Não entendi. Aonde quer chegar?", questiona. "Eu quero que se case comigo, Maria. Viveremos em quartos separados. Mas terá direito a toda minha fortuna. Aceita se casar comigo?", dispara. Só que nesse momento Celso chega e interrompe a conversa:"Eu respondo por Maria, como já fiz outra vez. Ela não aceita". Enquanto o pai de Leandro fica sem compreender, a serviçal se pronuncia, revoltada. "É meu noivo. Sabia que nos encontraríamos. É muito bem-vindo. Celso, creio que já respondeu por mim. Não aceito", afirma.
Só que o homem da terceira idade não se dá por vencido. E novamente Celso reage: "Aninha terá um nome de pai. Eu vou me casar com Maria e darei o meu nome à ela". "Seu Eugênio, eu sinto muito. Eu vejo sua dor, mas às vezes na vida nós fazemos escolhas, e o senhor fez a sua quando expulsou-me de sua casa, ainda grávida, desesperada. Minha vida tomou outro rumo agora. Celso já é um pai para a minha filha", completa Maria. Por fim, Eugênio desiste de se casar com a mocinha e resolve deixar sua fortuna para a neta. Por sua vez, a arrumadeira afirma que não irá tocar em nenhum centavo da menina.
E essa reta final da novela, Candinho e Filó ficam novamente na mira de Sandra. A platinada ordena o sequestro do filho dos mocinhos logo após um parto complicado. E você se lembra de como foi o fim da trama de época?
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)