Candinho (Sergio Guizé) vai perder de vista a única pista que tem de sua mãe na novela "Êta Mundo Bom!". Depois de duas tentativas malsucedidas, os capangas que Ernesto (Eriberto Leão) contratou a mando de Sandra (Flávia Alessandra) conseguem finalmente tirar cordão com o pingente de ouro do pescoço do pipoqueiro e entregar para a vilã. Enquanto o caipira lamenta o roubo, arrasado, a megera se prepara para seguir com seu plano.
Diz o professor Pancrácio (Marco Nanini) que "tudo o que acontece de ruim na vida da gente é para melhorar", mas parece que o universo não está conspirando a favor de Candinho. Apesar de já ter encontrado pessoalmente a própria mãe sem saber, Candinho não sabe mais o que fazer para encontrá-la e só tem o medalhão como pista. Depois de passar vários meses com a joia escondida, ele ingenuamente mostrou-a novamente para Sandra, que logo avisou seu comparsa para contratar os bandidos e roubá-lo.
Cara de Cão (Marcelo Conçalves) e seus homens, após passarem alguns dias vigiando os hábitos da vítima e então cercam Candinho na praça. Ao ser abordado ele tenta correr e gritar por socorro, mas de nada adianta. "Num tenho nada. Deixa eu em paz que Deus há de lhe abençoá", ele implora, e em seguida tem o medalhão arrancado. Daí em diante, fica ainda mais difícil para o filho de Anastácia (Eliane Giardini) encontrar a mãe.
Já com o desejado medalhão nas mãos, Sandra coloca a segunda parte de seu plano em ação: o entrega a Ernesto e conta que pretende fazer do seu amante o herdeiro da fortuna de sua tia. Para isso, o pintor terá que se aproximar do rival para aprender seus trejeitos, e treinar o sotaque caipira. Celso (Rainer Cadete) vai a Piracema para conseguir uma certidão de nascimento falsificada para o "novo Candinho".