A novela "Deus Salve o Rei" estreia nesta semana e promete inovar: a trama medieval assinada por Daniel Adjafre e dirigida por Fabrício Mamberti tem como mote inicial o fim do período de paz entre dois reinos vizinhos. Governado pela rainha Crisélia (Rosamaria Murtinho), Montemor é rico em minério e sofre com a escassez de água, fornecida por Artena, regida pelo rei Augusto (Marco Nanini), após um pacto feito há anos. Daí em diante, se sucedem diversos conflitos que têm como questão principal as escolhas feitas pelos herdeiros dos dois monarcas: a ambiciosa Catarina (Bruna Marquezine), futura rainha de Artena, e os irmãos Afonso (Romulo Estrela) e Rodolfo (Johnny Massaro), da região vizinha. A seguir o Purepeople lista 9 motivos para você não perder o primeiro capítulo da novela, na próxima terça-feira (05)!
Mocinha ingênua e dependente do par romântico? Não espere isso de Amália (Marina Ruy Barbosa): a plebeia, dona de uma barraca de caldos em Artena, é independente e corre atrás do que quer. É ela quem encontra o príncipe herdeiro Afonso ferido e o leva para casa. Um amor os surpreende e muda de vez o destino dos dois reinos. Além da ruiva, Catarina - apesar de toda sua vilania - também é um exemplo de determinação. Com sua mão prometida ao Istvan (Vinícius Calderoni), ela não se contenta enquanto não tira o Marquês de Córdona de seu caminho, com a ajuda do duque de Vicenza, Constantino (José Fidalgo). Outro exemplo de força feminina é Selena (Marina Moschen): obstinada por seu sonho, a jovem será a primeira mulher a entrar na academia militar de Artena.
Outro aspecto que promete refletir positivamente nas cenas é a integração do elenco: os atores já foram até filmados dançando funk nos bastidores. "O nosso ponto de partida é o texto do Daniel (Adjafre), depois tivemos uma preparação muito grande, as oficinas, os conceitos. No final, não era um elenco, era um grupo muito forte, unido, para encarar esse dia a dia e contar a história desses personagens com muito amor", argumentou Fabrício Mamberti.
Em novembro, um dos galpões de apoio sofreu com um incêndio: parte da sala de jantar, o salão com trono, e outros espaços do castelo de Montemor foram perdidos, mas reconstruídos com o trabalho dedicado de toda a equipe. No dia posterior ao incidente, os atores se reuniram com camisetas com o nome da novela em um gesto de união.
Para conseguir elaborar as mais de 5 mil peças usadas por todos os atores, a equipe de caracterização fez uma pesquisa de cinco meses, baseando-se em aspectos contemporâneos e também históricos. "Fiz uma pesquisa com mais de 12 mil imagens de muitas fontes diferentes: livros, museus, editoriais de moda, filmes, séries, entre outros", detalhou Mariana Sued, figurinista da novela. Segundo ela, as peças são confeccionadas, tingidas e até envelhecidas durante o processo de produção na própria emissora.
Apesar de ter sido comparada à "Game of Thrones" assim que as primeiras imagens dos atores foram publicadas na web, a novela vai ter seu tom próprio. "O que difere muito dessas séries é que a gente tem humor muito bem estabelecido, essa outras séries tem um quê mais sombrio, mais da guerra", comparou Mamberti.
Em uma ação inédita, elogiada por Bruna Marquezine, a emissora começou a publicar conteúdo sobre a novela na web e a convidar fãs para conhecer os bastidores. Foi o suficiente para já surgirem os shipper Afonsália, torcida pela plebeia e pelo príncipe, e Constarina, admiradores do casal formado pela princesa de Artena e por Constantino.
Para compor os cenários de Montemor e Artena vistos à distância, a equipe produziu imagens em oito países diferentes depois de um amplo estudo: Espanha, França, Nova Zelândia, Inglaterra, Irlanda, Islândia, Irlanda do Norte e Escócia. "Para viabilizar, viajamos com uma equipe muito pequena, para captação de imagens - tanto stock shots quanto elementos para implementação em 3D, que passam a fazer parte de uma biblioteca virtual para ser usada ao longo da produção. Foram 32 dias de viagem e 4 mil imagens captadas", contou Mamberti.
Com mais de 80 músicas ao todo, a novela tem como tema de abertura "Scarborough fair" em uma nova roupagem com a cantora norueguesa Aurora. Ela desembarcou nos estúdios Globo e gravou um clipe na cidade cenográfica da produção global. Além desta, outra música que promete fazer sucesso é "Hearts on Fire", de Gavin James, tema do casal Amália e Afonso.
Para a trama medieval foi construída, em 10 dias, a primeira cidade cenográfica indoor dos Estúdios Globo. Dois galpões de 35m X 70m abrigam os reinos de Artena e Montemor. "Vai facilitar muito, sobretudo em relação às condições climáticas e às correções de luz, e que também vai possibilitar a utilização de materiais como o barro, por exemplo", explicou o cenógrafo Keller Veiga.
(Por Marilise Gomes)