Quando as primeiras fotos do elenco da novela "Deus Salve o Rei" foram divulgadas, muitos internautas notaram semelhanças entre os personagens da produção norte-americana e da brasileira. Em comunicado, a emissora explicou que não houve uma inspiração direta na série da HBO, o que foi reforçado pelo autor, Daniel Adjafre. "Eu conheço 'Game of Thrones', acompanho, mas nossas referências são do imaginário medieval, tudo o que a gente viu ao longo da vida, todas as histórias de cavaleiros, Robin Hood...Isso que foi a base mesmo, não tem nada de específico não", explica o autor sobre a próxima trama das sete, prevista para substituir "Pega Pega" em janeiro de 2018.
De acordo com o novelista, seu projeto e o lançado pela HBO - considerado uma referência por Bruna Marquezine, 5 kg mais magra para viver Catarina - tem como principal ponto em comum a associação do cenário medieval com com questões recorrentes na atualidade. "O que abriu essa influência foi o fato de a gente ter uma história medieval com os elementos cotidianos mesmo. Acho que essa relação as séries trouxeram, é verdade. Você não tem mais aquele rigor histórico, você vê que nas séries as pessoas se relacionam de maneira contemporânea, também contemplando o comportamento da época, é claro", argumenta Daniel.
Segundo Fabrício Mamberti, diretor artístico que se uniu ao elenco em vídeos divertidos compartilhados nos bastidores, a série foi um dos materiais que ajudaram na construção da novela. "Tudo é referência. É legal ver as coisas porque tem muitos acertos, muitas coisas que a gente ver e acha bacana. Quando a gente vai pesquisar figurino, a gente assistiu (Game of Thrones), assistiu 'Robin Hood', 'Vikings'...óbvio que isso traz toda uma referência. Mas o principal é que 'Deus Salve o Rei' tem a sua identidade, sua estrutura", acrescenta. Para o diretor, a novela - que marca o retorno de Bia Arantes para a Globo após "Carinha de Anjo" - é permeada pelo humor, o que não acontece em produções internacionais. "O que difere muito dessas séries é que a gente tem humor muito bem estabelecido, essa outras séries tem um quê mais sombrio, mais da guerra", pondera.
(Por Marilise Gomes)