A pandemia do novo coronavírus segue alterando os rumos da dramaturgia da Globo, que precisou recorrer à reprises em seus quatro horários por conta do fechamento dos estúdios há mais de quatro meses. No caso de "Amor de Mãe", além de ser encurtada em 30 capítulos (terá apenas mais 23 dias de exibição e não 53 como previsto), a trama das nove vai sofrer um enxugamento no seu elenco. Tudo para conter um possível contágio de covid-19 no elenco e conseguir focar a trama na história principal - a busca de Lurdes (Regina Casé) pelo filho, Domênico/Danilo (Chay Suede).
Segundo o colunista Fernando Oliveira, do UOL, uma das baixas será Alejandro Claveaux, intérprete do Tales. Como Vitória (Tais Araújo) já o desmascarou, será a deixa para o personagem sair da trama de Manuela Dias. O pedido da Globo em reduzir o número de cenas com crianças irá impactar no elenco infantil. De acordo com a publicação, os menores de idade precisam andar acompanhados pela emissora e de alguém que repasse com eles o texto. O elenco de "Amor de Mãe" tem entre outros Clara Galinari (Brenda), Gabriel Palhares (Nicolas) e Pedro Guilherme Rodrigues (Tiago).
Outra decisão da emissora carioca é que atores que não estão no Rio de Janeiro também sairão da história. Eles gravariam por videochamada suas participações, algo que já ocorre com "Diário de Um Confinado". Já os atores que seguirem na novela só irão poder circular em algumas áreas dos Estúdios Globo e um crachá irá delimitar essas áreas. Foi decidido ainda que eles precisarão chegar ao trabalho já caracterizados e maquiados. A retomada dos trabalhos, interrompidos em março, deverão ocorrer mês que vem após pelo menos dois adiamentos. Mesmo assim, a trama só volta ao ar em 2021 após a reprise de "A Força do Querer".
Quando saiu do ar, "Amor de Mãe" mostrou Thelma (Adriana Esteves) matando a mãe biológica de Camila (Jéssica Ellen ) para manter seu segredo: Danilo é na realidade Domênico. Estava previsto que a vilã voltasse a cometer um homicídio: dessa vez tendo como vítima Jane (Isabel Teixeira). Na outra ponta, Álvaro (Irandhir Santos) receberia voz de prisão após seus delitos. A novela precisou ainda reescrever capítulos porque Filipe Duarte, o Gabo, foi vítima de um infarto fulminante em abril.
(por Guilherme Guidorizzi)