O que três mulheres com histórias completamente diferentes podem ter em comum? O amor delas pelos seus filhos. Esse é o principal foco da próxima novela das nove, "Amor de Mãe", que contará a história de Lurdes (Regina Casé), Thelma (Adriana Esteves), no ar em reprise do sucesso "Avenida Brasil", e Vitória (Taís Araujo). Com a mesma energia da quinta versão da obra exibida no horário das seis, "Éramos Seis", a proposta da trama é mostrar a força da mulher - e mãe - brasileira, e da família, sem vilão ou herói. "Os personagens da novela são pessoas comuns, nada maniqueístas. Suas histórias são como a vida real", conta o diretor artístico José Luiz Villamarim.
As inúmeras tentativas fracassadas de engravidar afetam a vida e o casamento de Vitória. Com o sonho de ser mãe e a dificuldade de gerar um bebê, o seu foco em ter um filho acaba desestabilizando a relação com Paulo (Fabrício Boliveira). Após a separação, a advogada de sucesso conhece Davi (Vladimir Brichta) e uma química momentânea surge entre eles. Já decidida a adotar uma criança, a partir de um sexo casual e sem a menor pretensão de gerar herdeiros, Vitória descobre que está grávida do desconhecido. As diferentes visões de mundo entre eles será um empecilho na construção dessa relação.
Mãe é mãe, né? Essa frase nunca se encaixou tão bem para uma personagem quanto para Thelma. A viúva perdeu o marido e quase perdeu seu filho no mesmo dia. Durante um incêndio, o marido faleceu mas, para não perder seu maior amor, ela enfrenta as chamas e salva Danilo (Chay Suede). Essa relação incondicional com o filho só aumentará após descobrir um aneurisma cerebral inoperável. Com o intuito de curtir a vida que resta, ela faz diversos planos, mas todos contam com a presença do rapaz, que não sabe da doença da mãe. A dificuldade de aceitar que o filho voou e não vive mais sobre suas asas atrapalha a relação dos dois.
A força de vontade e a dor de perder um filho: esses são os fatores que motivam Lurdes. Ela decidiu deixar a cidadezinha onde morava com seus 3 filhos pequenos rumo ao Rio de Janeiro para encontrar um de seus quatro filhos biológicos que foi vendido pelo pai com 2 anos de idade. No meio do caminho, Lurdes encontra mais uma criança recém-nascida e pega para cuidar. Guerreira, Lurdes criou cada um de seus filhos para o mundo e, hoje, eles possuem ambições completamente diferentes. Um é dono de casa desde que sua esposa entrou em coma, o outro, é músico e dá aulas para bebês, a outra, é a única formada na família e vê a educação como o rumo para tudo, já a última, tem o desejo de crescer na vida e não mede esforços para isso.
"Amor de Mãe" tem previsão para estrear no dia 25 de novembro, após o fim de "A Dona do Pedaço". Sem a participação de Bruna Marquezine como previsto inicialmente, a novela começou a ser grava em Arraial do Cabo, no RJ, em agosto. Isis Valverde, que ficou ruiva para o papel, Letícia Lima, Thiago Martins, Murilo Benício, Lucy Alves, Jéssica Ellen e outros nomes formam o elenco da próxima trama das 9, assinada pela autora Manuela Dias.
(Por Pyetra Santos)