Vicente (Otavio Augusto) sempre se recusou a dar qualquer informação a Laura (Nathalia Dill) sobre a mãe que ela tanto procura, na novela "Alto Astral". Mas nos próximos capítulos, diante da insistência da neta na busca da identidade da mulher que a abandonou ainda bebê, ele resolve contar à neta que sua genitora foi responsável por uma armação que colocou seu pai na cadeia. As informações são da colunista do jornal carioca "O Globo", Patrícia Kogut.
Desde que se mudou para Nova Alvorada, Laura não tira da cabeça a ideia de encontrar a sua mãe. A jovem conseguiu uma pista, com a ajuda de Bia (Raquel Fabbri), sua irmã, e depois de encontrar uma foto com quatro mulheres, chegou a pensar que poderia ser filha de Tina (Elizabeth Savala). Mas outra possibilidade surge através de Marcos (Thiago Lacerda), que afirma que a ex pode ser filha de Úrsula (Silvia Pfeifer), e promete ajudá-la a eclarecer o mistério.
Dissimulado, o vilão finge aceita a relação dela com Caíque (Sergio Guizé) e só quer a amizade de Laura, mas na verdade ele propõe uma aliança a Samantha para separá-la de seu irmão adotivo. A vidente aceita o acordo e se apressa em contratar a jornalista como sua assessora de imprensa.
Otávio revela armação da mãe de Laura
Na tentativa de fazer com que a neta desista de procurar a mãe, Vicente decide contar o que sabe sobre a mulher que ela tanto procura: "Depois que o seu pai encontrou você na porta da nossa casa, ele foi atrás dela. Não entendia como uma mãe podia abandonar um bebê. Ela disse que só não fez um aborto porque descobriu tarde a gravidez. Que os meses de gestação tinham sido os piores da sua vida. Mas o seu pai insistia. Ligava pra ela e aí ela fez essa barbaridade".
A revelação deixa a moça chocada, mas o avô continua: "Ela ligou para o seu pai. Pediu para ele voltar a Nova Alvorada. Mauro veio, claro. Ela disse que tava arrependida. Pediu para o seu pai trazer você de volta. Mauro voltou correndo para São Paulo para te buscar. Estava tão feliz. Na estrada, a polícia o parou: tinham feito uma denúncia. Os policiais revistaram o automóvel e acharam as drogas".
Para completar, Vicente vai contar ainda que Mauro foi julgado, condenado e cumpriu parte da pena na prisão, em regime fechado. "Depois ele saiu para o semiaberto, mas não conseguia emprego. Começou a beber. Você não imagina o que é ver um filho ser injustiçado. Sofrer e não poder fazer nada".