Ainda que sem intenção, Vitória (Irene Ravache) vai atentar contra a vida de seu tão querido e único filho, na reta final da primeira fase da novela "Além do Tempo". A condessa confunde Bento (Luis Carlos Vasconcelos) com Bernardo (Felipe Camargo) e, com uma arma em punho, dispara conta o herdeiro. As cenas estão previstas para irem ao ar no capítulo de 17 de outubro e a segunda fase da trama, que se passa 150 anos depois, começa no dia 20.
Depois de finalmente reencontrar Bernardo, a condessa afirma que vai mandá-lo de volta para o sanatório e Lívia (Alinne Moraes), desesperada, revela seu segredo a Felipe (Rafael Cardoso) para lhe pedir ajuda. Já no capítulo de segunda-feira (12), a ex-noviça conta toda sua história ao conde e ele lhe garante que vai encontrar o pai dela. A conversa dos dois acontece no quarto da moça e Melissa (Paolla Oliveira) vê, furiosa, quando seu noivo deixa os aposentos da rival. A vilã tem um novo plano para separar o casal e decide executá-lo o quanto antes.
Conforme prometido, Felipe sai em busca de Bernardo e, por conta disso, falta ao ensaio de seu casamento com Melissa. Mas felizmente ele encontra o local onde o capanga de sua tia está mantendo o pai de Lívia escondido. Em um confronto com Bento, o conde leva a melhor e consegue resgatar o herdeiro dos Castellini no capítulo de terça-feira (13).
Bernardo é baleado pela mãe
Depois de tirar Bernardo do esconderijo, Felipe leva-o para o casarão, deixando-o em seguida sob os cuidados de Lívia e Raul (Val Perré). Ao saber que seu filho fugiu mais uma vez, Vitória fica transtornada, e a revolta aumenta ainda mais quando o capanga revela que foi justamente o conde quem resgatou Bernardo.
O pai de Lívia, por sua vez, escapa mais uma vez do lugar onde a filha o esconde - com a ajuda do jardineiro. É aí que Vitória, ao vê-lo, o confunde com Bento e atira, acertando o próprio filho. Há mais de 20 anos ela cometeu o mesmo erro, quando armou uma emboscada para matar Emília (Ana Beatriz Barbosa), mas acabou vitimando Bernardo, que perdeu a razão e teve a morte forjada pela mãe, que o internou num sanatório e o manteve escondido lá por duas décadas.
(Por Samyta Nunes)