O mistério finalmente chega ao fim no capítulo desta quarta-feira (12), da novela "Além do Tempo". Confirmando que a desconfiança de Emília (Ana Beatriz Nogueira) estava certa, Bernardo (Felipe Camargo) está vivo e vai aparecer pela primeira vez na trama das seis. O filho de Vitória (Irene Ravache) foi dado como morto há mais de 20 anos, depois de cair numa emboscada da própria mãe, preparada para mãe de Lívia (Alinne Moraes).
Desde que encontrou uma rosa vermelha no esconderijo costumeiro de Bernardo, Emília acredita que o grande amor de sua vida não morreu. Depois, foi Lívia quem se convenceu, ao ver um homem misterioso segurando o crucifixo que sua mãe havia deixado como pista para o amado. Por fim, elas resolvem abrir o suposto túmulo do filho da condessa e têm a confirmação de que a morte foi forjada, uma vez que só encontram pedras dentro do caixão.
Após essa descoberta, mãe e filha se emprenham em descobrir o paradeiro de Bernardo, nessa busca, Lívia decide até se infiltrar como criada no casarão dos Castellini, para investigar o que aconteceu com seu pai, depois de descobrir que a própria condessa sabe que o filho não está morto. Porém, o que as duas nem desconfiam é que alguém muito próxima delas sabe onde ele está.
Ariel pede que Bernardo se encontre com Emília
O cocheiro Ariel (Michel Melamed), que na verdade é um anjo disfarçado, não só sabe o paradeiro de Bernardo como vem se encontrando e cuidando dele. Logo depois de ajudar Emília a violar a sepultura e ver sua reação, ele vai a uma gruta onde o filho da condessa se esconde e tenta convencê-lo a se encontrar com a amada.
O pai de Lívia, porém, ainda está lutando para recuperar a memória, e como resposta aos apelos do anjo, o máximo que consegue é articular algumas frases soltas, que dão a entender seus sentimentos e pensamentos do momento. Nos próximos capítulos, Bernardo vai atacar Bendo (Luis Carlos Vasconcelos), que avisa a Vitória que encontrou seu filho.
(Por Samyta Nunes)