Autora e diretor-geral da novela "Além da Ilusão" descartam semelhança com "Um Lugar ao Sol" pelo fato de ambas mostrarem um personagem principal assumindo a identidade de outro. Na trama das seis, que estreia dia 7 de fevereiro, Davi (Rafael Vitti) se torna Rafael (Fabrício Belsoff) após um acidente de trem, enquanto que no folhetim das nove, Christian (Cauã Reymond) ficou com o lugar do irmão gêmeo, Renato.
"Acho as duas histórias completamente diferentes. O Christian roubou a identidade do Renato para viver a vida dele, se envolvendo com os parentes e a mulher dele (Bárbara, Alinne Moraes) após a morte do irmão. Na nossa novela, a troca é circunstancial. O Davi é um herói e vejo mais o Christian como anti-herói", compara Alessandra Poggi em conversa com a imprensa.
"O Davi ficou 10 anos preso injustamente pela morte da menina que ele amava (Elisa, Larissa Manoela). Então quando ele consegue fugir para buscar essa justiça e tentar recuperar a vida, sofre um acidente, fica cercado de polícia e com medo de voltar para a cadeia. Aí ele vê um rapaz ali aparentemente morto e rouba a identidade dele para não preso de novo", prossegue a autora.
Já em liberdade, o destino faz Davi/Rafael ir parar na empresa da família de Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela), se apaixonando pela garota, irmã de Elisa. "Ele não é reconhecido na fábrica de tecelagem e se envolve com a Isadora", aponta. "A gente não fala disso (da troca de identidade) Não é o plot da novela ele viver a vida do outro", finaliza Alessandra.
E Luiz Henrique Rios concorda. "O Davi continua sendo Davi, ele só pega o nome (Rafael). O que ele tem é um disfarce que é bem diferente da troca de identidade. Ele vive uma vida que é a dele e por isso está na corda-bamba o tempo todo. Se alguém descobrir a verdadeira identidade dele, vai preso. Ele deve 10 anos de cadeia e se mantém nesse risco por conta de uma emoção e uma necessidade por acreditar que a Isadora corre riscos", analisa o diretor.
"Se era para ser uma troca de nome, ele metia o pé e não voltava. Durante alguns capítulos, o Davi pensa em fugir, mas está preso no destino dele. O que acho mais bonito nessa história de reparação é o amor, porque na maioria se dá pela vingança", prossegue Luiz Henrique. "Ele é heroico porque se sacrifica para salvar alguém", resume.
"Além da Ilusão" marca além da estreia de Larissa na Globo o retorno de Ricky Tavares à emissora. O elenco reúne ainda Lima Duarte, Paloma Duarte (sua neta) e Ana Clara Duarte (filha da atriz).