A novela "Além da Ilusão" vai abordar o racismo através de Bento (Matheus Dias). O rapaz é alvo de preconceito por parte de Antenor (ator não divulgado), editor do jornal "O ABC de Campos" em cenas que irão ao ar nesta semana, conta o Purepeople. Paralelamente, o público verá Davi (Rafael Vitti) conseguindo abrir suas algemas e deixar uma viatura da polícia em movimento para depois conseguir entrar de forma clandestina em um vagão de trem, onde acaba sofrendo acidente.
O ato de racismo ocorre quando o jornalista confunde Bento por Lorenzo (Guilherme Prates) e parabeniza o filho de Giovanna (Roberta Gulda) por um conto. "Ficamos impressionados e queremos muito publicar", diz o editor. É aí que o ascendente de italianos desfaz a confusão e Antenor muda de expressão.
"Eu mesmo, seu Antenor. Fico muito feliz que tenha gostado do conto. Na verdade, ele é o primeiro capítulo de um romance. Posso te mostrar os seguintes e quem sabe publicamos um por semana?", fala Bento, a se alistar na guerra para defender o amigo, recebendo um balde de água fria do jornalista.
"Desculpa, mas não temos interesse. Não temos interesse nem mesmo nesse texto que nos mandou", dispara, surpreendendo o rapaz. "Olha, eu vou ser bem sincero com vocês. Não sou preconceituoso, mas os leitores do nosso jornal são muito tradicionais e...", diz, no folhetim de época.
Nesse momento, Lorenzo toma as dores do amigo e Bento recorda que Machado de Assis era mulato. Só que é em tudo em vão. Na discussão, o filho de Giovanna acaba se enfurecendo e insulta o jornalista. "Vamos embora daqui, Bento. Esse filho de uma égua não vai voltar atrás. Tomara que a sua redação despenque sobre sua cabeça! E sobre a cabeça de todos os preconceituosos que trabalham aqui", fala, revoltado, sendo expulso da redação.
Já na volta para a fazenda, Bento cogita usar um nome falso para publicar seus contos, e Lorenzo acaba tendo uma ideia. Ele retorna ao jornal e propõe pagar a Antenor para publicar o conto em forma de anúncio e com a foto de Bento. "Fazemos ou não negócio?", pergunta vendo o jornalista passar a mão no dinheiro oferecido.