Finalmente, Quemuel (Raymundo de Souza) vai descobrir o grande segredo que Yana (Luciana Braga) carrega na novela "A Terra Prometida" e que envolve a filha dela, Aruna (Thais Melchior). Essa só revelação acontece depois que a mulher misteriosa abre o jogo em conversa com Darda (Ana Barrozo).
E sim: Yana revela ser ele, Quemuel, o verdadeiro pai biológico de Aruna, a mocinha do folhetim bíblico que a Record reprisa de novo desde outubro de 2023. Na trama que narra a trajetória de Josué (Sidney Sampaio), desde que retornou ao Gilgal, após rolar uma ribanceira enquanto fugia de Tobias (Raphael Viana), Yana tem evitado se encontrar com Quemuel, seu ex-amante, e Léia (Beth Goulart), mulher dele.
Auxiliar de Darda desde que se recuperou do ferimento na cabeça, a misteriosa se encontra por acaso com o líder tribal, a quem já salvou da morte. Os dois, então, tem uma conversa definitiva e Yana revela para o guerreiro que ele é o pai de Aruna, jovem criada por sua família desde bebê.
Inconformado, Quemuel diz à ex-amante que ela nunca deveria ter retornado ao acampamento liderado por Josué. Por sua vez, a mãe da mocinha avisa que não voltará para o deserto e procura Darda para falar de sua conversa com o pai de Aruna e Samara (Paloma Bernardi).
Ao mesmo tempo, Aruna troca algumas de palavras de afeto com seu pai sem sequer desconfiar do elo que os unem. Por fim, Léia se depara com Yana, sua antiga rival e, claro, não esconde o choque.
Ainda nos próximos capítulos e sem saber quem é seu pai de sangue, Aruna vê Josué tomar uma importante decisão: marcar a data do casamento deles. Porém, a felicidade do casal principal do folhetim bíblico vai durar pouco. Samara e Tobias se agem para impedirem que os dois se casem, afinal ela é apaixonada pelo sucessor de Moisés.
Para isso, os dois armam um plano e fazem Zaqueu (Ricky Tavares) acreditar que atingiu uma flecha na mocinha. Mas quem flecha a hebreia é o Monstro Hebreu. Ferida, Aruna cai em um rio e desaparece para desespero de Josué, que tenta de tudo para encontrar a amada.