Salete (Claudia Raia) vai ter mais uma decepção com sua filha biológica na novela "A Lei do Amor". Nos próximos capítulos da trama das nove, a ex-candidata a vice-prefeita pede que Wesley (Gil Coelho) siga Jéssica (Marcella Rica) e descobre que a jovem está trabalhando como prostituta. A loira aceita fazer "book rosa" para uma agência de modelos a fim de conseguir dinheiro para pagar uma dívida, e já impressiona Tião (José Mayer) no primeiro programa.
De acordo com a colunista do jornal "O Globo", Patrícia Kogut, tudo acontece depois que Salete recebe o endereço do flat em que Jéssica está morando, e decide ir até lá. Ao chegar, a dona do posto se impressiona com o luxo do local e pergunta à filha quem está bancando as despesas dela. Chocada com a presença da mãe, Jéssica declara que está pagando as próprias contas com o dinheiro que recebe por seu trabalho, mas desconversa quando é questionada sobre sua atividade.
Esnobe, a jovem diz: "Uma coisa, garanto: no fim do dia, não estou fedendo a gasolina". "E não feder a gasolina torna o seu trabalho mais limpo?", pergunta Salete. "A senhora nunca entendeu nada mesmo! É só um lance temporário, um atalho para eu conseguir o que quero: um homem com muita grana para dar tudo o que eu mereço! Acho até que já encontrei!", rebate Jéssica, se referindo a Tião Bezerra.
'Não posso te obrigar a nada'
Genuinamente preocupada, Salete aconselha a filha: "Não se iluda achando que esse é o caminho mais fácil! Você não sabe o tipo de gente com quem está se metendo! Cedo ou tarde, você vai quebrar a cara! Se acha humilhante morar em São Dimas, você vai descobrir o que é humilhação de verdade quando o mundo te olhar com desprezo e deboche!"
"Não é assim que qualquer pessoa de classe olha para a senhora?", pergunta a vilãzinha, e a mãe responde, com firmeza: "Não! Porque eu sou honrada, Jéssica!". Sem se deixar afetar, a moça continua argumentando: "Honra? Em que época você vive? Acorda, dona Salete! Se eu quiser honra, eu compro uma! Novinha em folha". Apesar de tudo, a comerciante ainda tenta conscientizar Jéssica: "Dinheiro pode comprar muita coisa, mas não o respeito. Você pode se cobrir de ouro, mas por dentro vai continuar emporcalhada pelo lixo que o mundo vai jogar em você! Aí vai se dar conta do que é feder! E não adianta passar perfume! Nem se vestir de grife ou usar maquiagem cara".
E antes de ir embora, ela ainda completa: "Quando se olhar no espelho, não é uma moça bonita que você vai ver! É o capacho dos homens que te usam, o saco de pancada de quem paga! Porque, nesse ramo, você é obrigada a aguentar todo tipo de brutalidade e bandalheira! Você é maior e não posso te obrigar a nada. Saio daqui arrasada, mas fiz o que pude!".
(Por Samyta Nunes)