Juliana Paes surgirá como uma mulher justiceira e guerreira na próxima novela das nove, "A Dona do Pedaço", de Walcyr Carrasco. No decorrer da trama, vai se transformar numa confeiteira após enfrentar diversas barreiras em seu caminho que a farão mudar radicalmente de profissão e, até mesmo, de personalidade. Vivendo um difícil triângulo amoroso ao ser disputada pelos personagens de Marcos Palmeira e Reynaldo Gianecchini, Juliana já se dedica às gravações em uma cidade do Rio Grande do Sul desde o início do ano e tem sido recepcionada calorosamente pelos fãs no hotel onde está hospedada. A história fala de coragem e esperança. "Acredito que as pessoas podem subir na vida utilizando aquilo que já sabem, um dom, e a vontade de lutar e trabalhar. Traz a certeza de que todos podem encontrar seu lugar no mundo", afirma o autor.
A atriz exaltará o poder feminino através da trajetória de sua personagem, Maria Ramirez, uma jovem humilde moradora na cidade fictícia de Rio Vermelho, no Espírito Santo. Criada para seguir a tradição da família e se tornar uma justiceira profissional, a protagonista gosta de passar o tempo livre de suas tarefas cozinhando junto com a avó, Dulce (Fernanda Montenegro).
Depois de conhecê-lo em um passeio a cavalo, Maria se apaixona por Amadeu (Marcos Palmeira), advogado e membro de uma família justiceira rival à sua. Visando a paz, os dois núcleos familiares optam por abençoar a união do casal. Antes de trocar as alianças, Amadeu leva um tiro no altar, o que leva os parentes a pensarem que o casamento se tratava de uma armação. Jurando vingança, os Matheus resolvem matar Maria e suas sobrinhas, Fabiana (Maria Clara Baldon/ Nathalia Dill) e Virgínia (Duda Batista/ Paolla Oliveira).
Uma das sobrinhas de Maria, Fabiana é capturada pelo irmão de Amadeu, Vicente (Álamo Facó), porém ele não tem coragem de executá-la e a deixa em um convento. Tentando escapar, Virgínia acaba se perdendo da mãe, Zenaide (Maeve Jinkings). Maria também foge da cidade e ficará abrigada na casa de Marlene (Suely Franco), em São Paulo.
Com a necessidade de recomeçar do zero, Maria é surpreendida com a falsa notícia que Amadeu está morto. O advogado recebeu a mesma informação, que foi uma ideia das mães de ambos, Nilda (Jussara Freire) e Evelina (Nívea Maria), para separá-los. Ao mesmo tempo, ela descobre que está grávida e, para se sustentar, começa a vender bolos. O negócio cresce e, 20 anos depois, ela se torna uma empresária dona de uma cadeia de confeitaria.
A filha de Maria e Amadeu, Josiane (Agatha Moreira), tem o sonho de ser digital influencer e, para isso, conta com a ajuda de Régis (Reynaldo Gianecchini). O playboy promete ajudá-la caso ela obrigue a mãe a se casar com ele. Visando o dinheiro da confeiteira, a dupla consolida o plano. Josiane também conta com a ajuda da prima desaparecida, Virgínia, para se tornar uma influenciadora, apesar de desconhecerem o parentesco. Ao mesmo tempo, Amadeu se casa com a fisioterapeuta Gilda (Heloísa Jorge), com quem se muda para São Paulo visando seguir a carreira de advogado. Na cidade, ele reencontra Maria e os dois voltam a sentir o amor.
(Por Ana Clara Xavier)