Neymar inaugurou nesta terça-feira (23), o "Instituto Projeto Neymar Jr.", na Praia Grande, no litoral de São Paulo. De gorro na cabeça, camisa preta e calça cinza, curta e listrada, o jogador - que desembarcou no Brasil para as festas de final - chegou sorridente ao local, que fica no bairro Jardim Glória e visa atender crianças e famílias carentes da região.
"No caminho para cá vim conversando com o Jô, dos parças (amigo), e passou um filme na minha cabeça de tudo o que passamos nesse bairro. A gente descia do ônibus e corria a pé para cá. Hoje é sem dúvida um dia muito feliz e de realização", disse ele, comemorando o fato de estar no país. "Estou matando a saudade da família, dos amigos..."
A inauguração do projeto também teve teve a presença da cantora Anitta, Fernanda Paes Leme e o ex-lutador de boxe Acelino de Freita, o Popó, foram prestigiar a inauguração.
Jogador acredita que inauguração do projeto familiar fecha ano com chave de ouro
O craque aproveitou o momento para fazer um rápido balanço de 2014. "Foi um ano de muito aprendizado, de alegrias, de tristezas. Foi ano difícil pra mim, por tudo o que aconteceu na Copa do Mundo, mas que estou terminando com chave de ouro com essa inauguração hoje", disse o camisa 10 da Seleção Brasileira, se referindo a lesão na coluna que o obrigou a deixar o campeonato mundial antes das semi-finais.
"Foi uma excelente Copa até certo ponto. Tive a lesão, que foi um dos piores momentos da minha vida. Estava ali realizando um sonho e acabei perdendo a chance de seguir em frente. Mas isso já passou. Essa temporada veio muito bem, espero que continue assim", encerrou.
Apesar de simpático, Neymar fez uma aparição rápida no evento. Coube, então, ao pai Neymar da Silva Santos, apresentar o projeto para a imprensa em uma coletiva. "Era um sonho de família fazer algo assim. O Neymar saiu deste ambiente. Morávamos aqui perto. Sabíamos da dificuldade que tínhamos para que nossos filhos tivessem qualidade de vida, que pudessem se divertir, brincar, com direito ao esporte, lazer. É uma oportunidade para fazermos um pouco do que não tínhamos, e entregar para a comunidade", afirmou o pai, que também é o empresário de Neymar.
Ideia de projeto social teve o incentivo por Xuxa Meneghel
Em junho - quando reatou o namoro com Bruna Marquezine -, Neymar Jr visitou as obras do Instituto, que tem área de 8.400 metros quadrados e teve um investimento de R$ 40 milhões. "É um projeto audacioso como o Neymar, ousado como ele. E não poderia ser diferente. Pensamos, sim, e era um desejo dele criar algo que pudesse ajudar essas crianças", disse durante a coletiva, Neymar da Silva.
Sempre que tem oportunidade, o atacante da seleção brasileira fala sobre o complexo esportivo que oferece salas para alfabetização em inglês e espanhol, salas de leitura, cinema, informática e de cursos profissionalizantes. Além de espaço médico e odontológico.
Em outubro, ele gravou um vídeo parabenizando Xuxa pelos 25 anos da "Fundação Xuxa Meneghel" e lamentou não poder estar na comemoração, da qual participou a sua ex-namorada. "Você deixou muitas marquinhas no meu coração, mas a mais especial delas foi quando nós conversamos sobre a Fundação Xuxa Meneghel. Isso foi um incentivo pra mim e hoje tenho o meu Instituto", revelou o craque do Barcelona.