Na reta final das Eleições 2022, Neymar decidiu manifestar seu apoio à reeleição de Jair Bolsonaro ao cargo de Presidente da República. E neste sábado (22), o jogador participou de uma live organizada pelo candidato, onde expôs os motivos que o levaram a tomar a decisão de tornar público o seu voto.
"O que me motivou a expor minha opinião são os valores que o presidente carrega que são bem parecidos comigo, com minha família, com tudo o que a gente preza. É a família que a gente preza, é o nosso povo, são as nossas crianças. Isso me fez me posicionar. Eu vi que precisava dessa força, vi que ajudaria muito a gente", explicou o atleta, que, acusado de corrupção, vai a julgamento e pode ser preso antes da Copa de 2022.
Neymar, censurado pelo Instagram por postar fake news, pediu ainda que mais pessoas façam o mesmo: "Eu convoco a todos que não se posicionaram e que podem se posicionar sim porque você tem a sua liberdade de se posicionar, expressar seus sentimentos, seus valores".
Ainda durante a live, Neymar afirmou que também decidiu apoiar publicamente o atual presidente como forma de retribuição. "No momento mais difícil da minha vida, o presidente foi o primeiro a se posicionar publicamente dizendo que estaria do meu lado. Então, quando vi o que estava acontecendo, senti no meu coração que também deveria retribuir esse mesmo carinho que ele teve comigo sem ao menos me conhecer", disse.
Em 2019, acusado de estuprar uma modelo brasileira com quem se encontrou em Paris, Neymar recebeu o apoio de Bolsonaro. Na ocasião, o político afirmou que o atleta era apenas um garoto e que acreditava na inocência dele.
Após as declarações de Neymar ganharem as redes sociais, muitos internautas criticaram o atleta, que ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter. "O que o Neymar tá desesperado se o Lula ganhar descobrir a sonegação dele é sacanagem", opinou um usuário do microblog, citando o atual candidato Lula, que também já alfinetou o jogador.
"Neymar real se esforçou pra estragar o clima gostoso de pré copa né, e a troco de que? Nunca se envolveu em política até porque ele não tem estudo pra isso. Só tá deixando cada vez mais claro que tem algo a ganhar com a reeleição", opinou um internauta, visivelmente irritado.
Outras postagens lembraram o namoro de Neymar e Bruna Marquezine, que já declarou seu apoio a Lula, e estaria lamentando o posicionamento do ex. E também a amizade relâmpago do jogador com Felipe Neto, que após a live deixou de seguir Neymar nas redes sociais.