Anitta, Larissa Manoela, Fernanda Souza... A lista de famosos brasileiros que brilharam em conteúdos da Netflix não para de crescer, mas um rapaz em especial tem roubado os holofotes por trás dos bastidores. Trata-se de Gabriel Pereira, o jovem alagoano de apenas 16 anos que tem feito capas e thumbnails para produções famosas da plataforma de streaming.
Uma reportagem da BBC News Brasil, publicada no mês passado, revelou a história meteórica e inspiradora de Gabriel rumo ao sucesso. Nascido na periferia e estudante de escolas estaduais, ele começou a se interessar por design gráfico aos 12 anos. O objetivo era produzir thumbnails para seu canal no YouTube. E foi através do próprio site que ele mergulhou em conteúdos que o fizeram compreender melhor deste universo.
Dos thumbnails, ele evoluiu para cartões de visita e cardápios, e começou a fazer uma série de trabalhos pequenos, muitos deles, para parentes próximos. No começo, ele fazia tudo sem computador, apenas com a tela reduzida de um celular que dividia com a mãe, Daniella, dona de casa. Ciente do interesse do filho por este segmento, o pai de Gabriel, o preparador de tintas Maurílio, comprou um computador, o que o ajudou ainda mais a lapidar seu talento.
"Quando eu comecei a ser pago, meu pai achava que era só uma brincadeira. Eu não tinha conta no banco, então pedi a dele e ele começou a receber esses valores. Ficou surpreso porque ele só me via ali no quarto, trabalhando quietinho. Sei que é motivo de orgulho para eles. E eu me orgulho em poder ajudá-los. Quando eu era mais novo, meu pai e minha mãe garantiam a nossa sobrevivência. Hoje posso dizer que, juntos, garantimos isso", disse Gabriel, em entrevista à BBC.
Ainda segundo a reportagem publicada pela BBC, Gabriel disponibilizava seus conteúdos de design gráfico em uma plataforma e vivia curtindo e comentando publicações de estúdios que tinha interesse em trabalhar, na expectativa de chamar atenção destas grandes empresas. Foi o studioFREAK, uma agência de design da Argentina, o primeiro a enxergar o potencial do jovem alagoano.
O cliente mais famoso da agência é ninguém menos que a Netflix. Já no teste, ele precisou produzir conteúdos sobre um documentário da plataforma de streaming. O resultado agradou e Gabriel tem prestado serviços à empresa. De acordo com a BBC, o adolescente fez artes para filmes, como "Que Culpa Tem o Carma?" e "O telefone do Sr. Harrigan", e para as séries "El Rey" e "Gol Contra".
Atualmente, Gabriel se divide entre os estudos e o trabalho na agência. "Eu acordo às 5h, vou para a escola, volto para casa umas 12h, almoço e já corro para o quarto para começar a fazer o trabalho. Começo nesse horário e vou até 21h, 22h. Meus pais até chamam, mas eu quero é ver como vai ficar aquilo que estou criando. Antigamente, eu ia até a madrugada, mas hoje estou fazendo isso com menor frequência", disse o jovem, em entrevista à BBC.