Ingrid Oliveira recebeu o título de musa brasileira dos saltos ornamentais durante os jogos Pan-Americanos, em Toronto, no Canadá, e nesta segunda-feira (13), a atleta de 19 anos conquistou algo mais: a medalha de prata no salto sincronizado. No mundo esportivo, as jornalistas Fernanda Gentil e Cristiane Dias, ambas da Globo, já foram alçadas ao posto de musa - a primeira, durante a cobertura da Copa das Confederações. Já a mulher de Thiago Rodrigues, durante a Copa América 2015.
Mas o que Ingrid sonhava mesmo era com a medalha, principalmente depois de receber uma nota zero na última sexta-feira (10), num salto de plataforma de 10 metros, em que caiu de costas na água numa prova individual. Após a conquista ao lado de sua dupla, Giovanna Pedroso, ela usou a sua conta do Instagram para comemorar a vitória, com gostinho de alívio: "Prata com sabor de ouro".
Quando apostavam que entrariam na luta pelo bronze com as americanas, as brasileiras surpreenderam no quarto salto e ganharam confiança para o quinto e último salto. Elas acabaram fazendo mais pontos que as mexicanas, então favoritas à medalha de prata, e o ouro ficou com a dupla canadense Meaghan Benfeito e Roseline Filion. Já a dupla mexicana Alejandra Orozco e Paola Espinosa ficou em terceiro lugar.
Ingrid foi alvo de elogios e críticas após foto postada no Instagram
A atleta ganhou o título de musa de forma inesperada. Tudo porque publicou uma imagem com a piscina ao fundo em sua conta do Instagram, na qual aparecia sentada usando um maiô e comemorando por estar no local da competição dos jogos Pan-americanos. Vários internautas exaltaram a beleza e os atributos da carioca. O que não agradou muito foi o fato de ser alvo de comentários maldosos.
Depois de reclamar por ser tratada como musa do esporte, a esportista voltou atrás e garantiu ficar feliz com o carinho do público, em conversa com o "Conexão SporTV". "Eu acho que não tem nada a ver. Eu me senti bem honrada, já que me colocaram como uma musa", afirmou Ingrid, que chegou a conversar com sua técnica e com familiares para questionar ser houve excesso na publicação da foto em sua rede social.
Após a divulgação da foto, a jovem foi blindada pela comissão técnica dos saltos para evitar entrevistas. "Todas as meninas treinam de maiô, todas tiram foto e eu não achei nada demais na foto. Mostrei para a minha técnica, mostrei para todo mundo que tem contato comigo e todos disseram que não existe nada demais na foto. Disseram que preciso sair da internet e focar mais na competição. Eu não errei todos os saltos, eu errei um salto. Esse salto era novo e eu estava ansiosa. Não interferiu em nada", declarou durante a entrevista, acrescentando: "Estou concentrada nos meus saltos e na minha competição. Não interferiu em nada, foi um erro por estar tão ansiosa", explicou.
Brasil inicia a semana somando 19 medalhas nos jogos Pan-Americanos
Com uma delegação de 600 atletas, o Brasil segue com o objetivo de superar o número de 141 medalhas conquistadas nos jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México. Em Toronto, novos atletas já se preparam para as Olimpíadas de 2016 - entre os veteranos, o lutador Anderson Silva já revelou que sonha voltar aos tatames e competir nos Jogos Olímpicos 2016. O anúncio foi feito após o lutador receber o resultado do exame antidoping e ser afastado da última edição do "The Ultimate Fighter Brasil", em abril deste ano.
Até a noite desta segunda-feira (13), o Brasil conquistou no total 19 medalhas, sendo 5 de ouro, 6 de prata e 8 de bronze.