A chegada aos 40 anos liga o alerta para muitas mulheres, já que esse é um período de diversas transformações no corpo feminino. Um número importante dessa faixa etária é que, em Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, 70% das pessoas entre 40 e 59 anos estão acima do peso saudável e 34,4% estão obesos.
Segundo a médica nutróloga Nathállia Pires, o cuidado com o corpo deve acontecer independentemente da idade, sempre se preocupando com a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e realização de exames em períodos pré-determinados. Mas nesse período, deve-se ter uma atenção maior.
"Chegar aos 40 anos não significa necessariamente que problemas de saúde irão aparecer juntos. É natural que a partir dessa idade o corpo sofra algumas mudanças e, por isso, é fundamental um cuidado maior. Ter uma alimentação correta, com alimentos naturais, cheios de vitaminas e proteínas e a realização de exercícios físicos auxilia e fazem um bem enorme para o corpo. Além disso, a realização de exames periódicos, buscando prevenir possíveis doenças, também é extremamente importante nessa idade", afirma.
A realização de exames de rotina é de suma importância, pois nesse período algumas doenças podem aparecer ou se agravar. Aparecimento de problemas cardíacos, diabetes, osteoporose e desenvolvimento de câncer são comuns a partir dos 40 anos. Além disso, algumas vitaminas e suplementos também podem ser importantes para o corpo.
"Para prevenir algumas doenças, além da boa alimentação e dos exercícios físicos, as vitaminas e suplementos passam a ter um papel fundamental, já que são elas que irão repor o que o corpo produz em pequena quantidade ou não gera. Algumas vitaminas que costumamos receitar são a Vitamina K2 e D, Ômega 3, magnésio, potássio e cálcio", detalha a especialista.