O Ozempic ficou para trás. Agora, o novo queridinho dos famosos é a medicação injetável Mounjaro, conhecida como a 'injeção mágica' de rico para emagrecer. O método de emagrecimento está sendo adotado por muitas celebridades, como o apresentador Luiz Bacci, que admitiu ter perdido quase 15 quilos em um mês com a ajuda do medicamento. No entanto, médicos alertam sobre os riscos que ele pode trazer para a saúde.
Em entrevista ao portal LeoDias, o jornalista disse: "Agora eu emagreci em agosto pra setembro quase quinze quilos. É uma injeção nova lá nos Estados Unidos. A gente já fez matéria sobre essa injeção. Porque tá todo mundo usando, que é uma injeção que é melhor. É bem caro, mas vale a pena, porque, quinze quilos, cara", se referindo ao Mounjaro.
O medicamento foi aprovado no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na última segunda-feira (25). Ele é conhecido por ser usado no tratamento de diabetes tipo 2, ajudando no controle da glicemia e perda de peso.
A Dra. Isis Toledo, Endocrinologista e Metabologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia explica por quê o novo medicamento, no geral, tem mais efeito no emagrecimento dos pacientes que o Ozempic.
"O Mounjaro induz à sensação de saciedade, ou seja, o tempo entre comer e ficar satisfeito. É um efeito mais duradouro do que a perda do apetite, que é a principal característica do Ozempic", justifica. Os dois remédios ajudam a estimular a ação das incretinas GLP-1 e GIP, que são hormônios gerados no intestino e liberados depois das refeições. Assim, eles aumentam a produção de insulina pelo pâncreas, auxiliando a manter o controle do açúcar que vem dos alimentos, equilibrando a glicemia.
A medicação injetável ainda não está à venda no Brasil. Mas, nos Estados Unidos, seu valor se aproxima de U$ 1 mil por mês para o tratamento. Algo equivalente a R$ 5 mil por mês, na conversão atual de dólar para real.
De acordo com a Dra. Elaine Dias JK, PhD em endocrinologia pela USP e metabologista, essas canetas realmente ajudam a emagrecer de forma mais rápida. No entanto, seu resultado não é duradouro, visto que para obter um resultado efetivo é preciso mudar o estilo de vida, adotando uma alimentação saudável, restrição calórica e atividade física regular.
Esse tipo de medicamento ainda costuma trazer alguns efeitos colaterais, como: enjoo, vômitos e diarreias. Lembrando sempre que nenhum desses deve ser usado sem orientação médica.