Único ator vivo daquele seleto grupo que inaugurou a TV brasileira em setembro de 1950, Lima Duarte, hoje com 94 anos celebrados em 29 de março, ganha um especial na Globo nesta sexta-feira (19) às 23h15 após o "Globo Repórter". Um dos mais consagrados artistas brasileiros, Lima enfrentou um duro golpe na vida pessoal com a morte precoce de uma das filhas, Julia, ocorrida há dois meses, assunto que ele trata no tributo de forma emocionante.
Detentor de papéis memoráveis como Salviano Lisboa ("Pecado Capital", 1975), Sinhozinho Malta ("Roque Santeiro",1985) e Sassá Mutema ("O Salvador da Pátria", 1989), e muitos outros, o veterano buscou conforto, resiliência e apoio em um centro espírita. Menos de um ano antes da morte da filha, Ariclenes Venâncio Martins - nome de batismo do artista, pai de outros três (Monica, Pedro e da também atriz Débora Duarte) - já havia passado por um outro drama.
Então com 92 anos, Lima se envolveu em um acidente de trânsito no dia 1º de março de 2023 ao atropelar uma mulher que guiava uma moto. A motociclista foi levada ao hospital, onde se constatou a fratura de cinco ossos. Depois, relatou que sua moto se prendeu ao espelho retrovisor do carro do ator quando ele realizou uma ultrapassagem.
Após prestar assistência a mulher, Lima foi considerado inocente pela Justiça no acidente ocorrido em São Paulo. Um dos maiores vencedores do Troféu Imprensa, o artista chegou a efetuar um pagamento via PIX de R$ 30 mil à motorista de 37 anos na época e ser processado por ela em ação milionária.
Já na carreira consagrada, Lima Duarte acumula além dos prêmios e personagens citados uma vasta galeria de tipos e marcas impressionantes. Em 1951, atuou na primeira novela brasileira ("Sua Vida Me Pertence", na TV Tupi). Mais de duas décadas depois, em 1973, chegou à Globo.
Só na rede carioca são impressionantes cerca de 60 trabalhos - o mais recente em 2022 como o Afonso de "Além da Ilusão". Por cinco anos, de 1984 a 1989, comandou o "Som Brasil" então exibido nos domingos de manhã e no qual Sandy e Jr. fizeram a primeira aparição na TV. Em 1993, por dois meses, esteve à frente do "Você Decide".
Sem esquecer trabalhos no cinema e a direção na TV, Lima ainda passou pelo teatro e dublou personagens de desenhos animados como a hiena Hardy, o cachorro Dum Dum, o urso Catatau, o cavalo Pepe Legal, e o gato Manda-Chuva, além do jacaré Wally Gator.