A música sertaneja está de luto. O cantor Chrystian, ex-dupla de Ralf, morreu aos 67 anos no final da noite desta quarta-feira (19) em um hospital de São Paulo. A morte foi revelada em rede social pela família do artista, que dedicou 60 anos à carreira, e ocorreu no mesmo dia do falecimento de Wanderley Tribeck, o primeiro ator a viver o palhaço Bozo na TV e menos de uma semana após a morte, ainda sob investigação, do cantor Nahim.
Nesse ano, em março, se submeteria a um transplante de rim, mas a cirurgia acabou remarcada para outubro quando receberia um novo órgão da mulher, Key Vieira, mãe de seus dois filhos (João Vieira, 22, e Lia Vieira, 12) e com quem esteve casado por 29 anos.
Na época da tentativa do transplante, se revelou que o artista tinha rim policístico. A morte de Chrystian é mais uma a abalar o mundo sertanejo em 2024 - no começo do ano, João Carreiro faleceu se submeter a uma cirurgia cardíaca.
Segundo o hospital Samaratino, Chrystian não sobreviveu a um choque séptico agravado por pneumonia e comorbidades. Dono de sucessos como "Chora Peito" e "Mia Gioconda" e ex-marido da cantora Gretchen, Chrystian havia sido internado durante o dia.
O cantor será velado entre 11h e 16h no Memorial Ossel (São Caetano do Sul).
Em nota, a mulher e filhos do músico lamentaram a perda. "Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos. Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil. Ao longo de sua trajetória, Chrystian esteve sempre na estrada, compartilhando seu talento e carisma em incontáveis shows, onde conquistou e encantou gerações de admiradores", diz trecho.
Irmão de Chrystian e seu parceiro de palco, Ralf lamentou não ter podido se despedir. "Diante dos nossos compromissos, infelizmente não conseguimos nos despedir... mas tenho certeza que nosso 'Pai' te encaminhará na luz junto ao Senhor Jesus! Descanse em paz meu irmão Chrystian", afirmou o músico.
Goiano da capital, Goiânia e nascido em 3 de novembro de 1956, José Pereira da Silva Neto já na infância era presença frequente no programa "Clube do Anhanguera Mirim". Logo, o artista ganhou seu próprio programa, "Pinguinho de Gente". Em seguida, já ao lado do irmão ganhou o primeiro contrato após participar de atração na TV Bandeirantes de São Paulo.
Inicialmente conhecido como Zezinho, Chrystian chegou a gravar discos em inglês e deu sua voz para uma música da trilha sonora de "Cavalo de Aço" (1973). Nessa época vieram sucessos como "Shadows" e"Lies".
Na década seguinte, formou dupla com o irmão, de quem se separaria duas vezes até 2021, quando houve o rompimento definitivo. Como solista, Chrystian lançou aproximadamente 15 discos, sendo "Beijo Final" (2000) o último. Já com Ralf foram mais de 25 álbuns, fora as coletâneas.