O cantor baiano Moraes Moreira foi encontrado morto nesta segunda-feira (13). O artista integrante dos Novos Baianos de 72 anos morava sozinho no Rio de Janeiro e foi vítima de um infarto. Essa é mais uma perda na MPB, que no ano passado sofreu com os falecimentos de Beth Carvalho e Roberto Leal. "A gente não sabe direito o que ocorreu", contou um de seus irmãos, Eduardo, ao portal G1.
Natural de Ituaçu e nascido em 8 de julho de 1947, o artista descobriu a paixão pela música ainda criança quando aprendeu a tocar sanfona em festas de São João na sua cidade natal. Depois, teve aulas de violão e chegou a cursar Ciências. Na adolescência, o futuro cantor entrou para o Seminário de Música na Universidade Federal da Bahia. No local, conheceu Tom Zé, Luiz Galvão e Paulinho Boca de Cantor. Em 1968, a trupe criou o espetáculo Desembarque dos Bichos depois do Dilúvio Universal, que deu origem ao grupo. Um ano mais tarde, e ao lado de Pepeu Gomes e Baby do Brasil participaram de um festival de música na TV.
Na década seguinte é que o artista e seus companheiros de Novos Baianos alcançaram o estrelato, com o disco "Acabou Chorare" (1972). Três anos depois, Moraes deixou o conjunto e partiu para carreira solo. Em 1976, cantou "Pombo Correio", um de seus maiores hits, em trio elétrico de Dodô e Osmar. O conjunto se reuniu novamente em 1997 para gravar um disco, "Infinito Circular", que trouxe regravações e canções inéditas. Dez anos depois, lançou o livro "A História dos Novos Baianos e Outros Versos". Moraes deixa cerca de 60 discos gravados ao longo da carreira.
A notícia do falecimento do artista logo foi lamentada por uma série de personalidades em suas redes sociais. Uma delas foi Elba Ramalho, que postou clique com o músico. "Tristemente triste, sem acreditar, sem querer que isso tenha acontecido! Amigo querido, grande grande artista que selou, lacrou um patamar histórico na música brasileira! Será lembrado por tantas belas canções que marcaram nossas vidas! Sentiremos saudade! Agora, missão cumprida, descanse em paz, amigo!", desejou a cantora, envolvida em polêmica pela participação de sertanejos em festas de São João. "Que notícia triste. Obrigada por tudo mestre", completou Liah Soares.
O eterno Titã Paulo Miklos também se despediu do intérprete de "A Menina Dança". "Com todo o meu amor de fã, influência fundamental desde a adolescência, eu te agradeço, Moraes!! Tua sensibilidade, poesia e melodias, ficarão gravadas em nossos corações para sempre!", legendou. Simoninha e Buchecha comentaram com pedido de oração. "Uma nota de tristeza na semana que começa", completou a jornalista Leilane Neubarth. "Vá em paz. 'Acabou chorare'", acrescentou Marcelo Tas, fazendo referência a um os trabalhos do músico. O autor de novelas Walcyr Carrasco também se pronunciou. "Moraes Moreira, nosso grande-velho-novo baiano, nos deixou hoje. Aqui fica uma herança gigante de arte para a história. Descanse em paz", desejou.
Além de Beth Carvalho e Roberto Leal, que emocionou os filhos em velório, o mundo musical sofreu outras baixas no ano que passou. Um acidente aéreo vitimou Gabriel Diniz há quase um ano. Para marcar a data será lançado um vídeo inédito do forrozeiro. "Ousadia, alegria e espalhar o bem sempre foi a marca registrada do nosso eterno Gabriel Diniz", relatou o pai, Cizinato Diniz. O sertanejo Marciano e o funkeiro MC Sapão foram outras perdas em 2019.
(Por Guilherme Guidorizzi)