Nos últimos capítulos da novela "Pantanal" , após Alcides (Juliano Cazarré) ser estuprado por Tenório (Murilo Benício) dentro de uma tapera abandonada, o peão passará por uma situação desconfortável. Vale lembrar que na versão original, de 1990, o fazendeiro decepou o órgão genital do peão.
Depois de ser abusado sexualmente, Alcides não conseguirá fazer sexo com Maria Bruaca (Isabel Teixeira).
"(Alcides segue absorto, em uma espécie de estado de negação, tentando assimilar o terror da noite passada, enquanto Maria tenta reanimar o amado...) Eu já disse, Maria... Eu quero morrê... (De dor. De vergonha. De arrependimento. De tudo!)", afirmará o peão ao brochar pela primeira vez.
Na novela das nove que chega ao fim dia 7 de outubro, Alcides vai armar um plano macabro para matar e se vingar de Tenório. Entretanto, a culpa pela morte do fazendeiro pode acabar caindo sob Zaquieu (Silvero Pereira ).
Após as cenas do estupro de Tenório contra Alcides irem ao ar no sábado dia 1º de outubro. O peão fará a chocante revelação a Maria Bruaca. Quem adianta a notícia é o colunista André Romano, do "Observatório da TV".
"Ocê num contô nada pra ninguém, contô? Eu num sô mais o homi que ocê conheceu... Aquele Arcides tá morto, Maria. Eu tô morto por dentro... Tô morto", falará em um fiapo de voz quase sem segurar as lágrimas.
Nesta hora, a mãe de Guta não irá compreender muito o que Alcides quer lhe contar. "Eu num tô entendêno nada... Eu te encontrei naquele estado... Achei que ele tivesse te cortado, mais ocê tava sem nem um arranhão...", dirá a dona de casa.
"O mar que ele me feiz foi muito pior (se referindo ao estupro). Eu quero í m'embora daqui o quanto antes...", declarará o peão.