Com a chegada de um novo ano, surgem também novas apostas em tendências capilares. Em 2023, o efeito "morena iluminada" tem estado entre os pedidos mais feitos nos salões de beleza. O estilo clareia mechas finas e deixa a impressão de cabelos recém-saído da praia. Famosas como Thais Fersoza, Isabella Fiorentino, Giovanna Antonelli e Nah Cardoso já apostaram na tonalidade.
O hair stylist Adriano Gonçalves comenta que aderir a tendência é ideal para quem quer mudar a cor do cabelo, mas sem radicalizar. Ele ressalta que no verão o estilo passa a ser mais pedido por ser uma cor dourada, que combina com o bronze característico do período.
"Esse estilo de cabelo é versátil. Pode ser feito em tons quentes, como caramelo dourado e mel; mas, podemos usar tonalidades mais escuras também. Para quem está com o bronze em dia, vai combinar muito. As mechas se adequam ao cabelo e ficam até mesmo com uma aparência natural. Mas o indicado antes é fazer um teste para saber qual a temperatura de tom ideal para o seu caso", comenta.
"O ponto positivo dessa tendência é que combina com praticamente todas as mulheres. Vai variar apenas o tom de tinta de cabelo usado para cada tipo de pele. Além disso, é sutil, não muda o formato e a cor natural dos fios e usamos pontos estratégicos, de acordo com o que a cliente quer destacar", explica.
Questionado sobre os cuidados, Adriano Gonçalves afirma que para manter a qualidade do visual por mais tempo é importante dar atenção à saúde dos fios. A hidratação é indispensável, assim, é possível prevenir o ressecamento e a quebra.
"Normalmente, indico que seja seguido um cronograma capilar. Assim, você cuida da saúde dos fios, e mantém o tom por mais tempo. Cada cabelo terá uma necessidade especial, o que torna importante que o tratamento após a tintura seja indicado pelo cabeleireiro. Se forem mantidos os cuidados, você verá suas madeixas dentro da tendência, mas sem perder a nutrição e o brilho", afirma.