Um cabelo saudável precisa de cuidados específicos. É preciso caprichar na hidratação e manter o corte em dia, entre outras coisas, além de manter uma boa alimentação para fortalecer os fios e prevenir a queda. No entanto, na correria do dia, é fácil cometer alguns erros que prejudicam a saúde capilar. A tricologista Viviane Coutinho tem dicas que podem te ajudar e o Purepeople te conta quais são elas. Confira!
Muitas mulheres focam nos cuidados com os fios, mas esquecem que o couro cabeludo também precisa de atenção. É ele o responsável pelo saudável crescimento dos cabelos e higienizá-lo corretamente é fundamental! "Devemos tomar um cuidado maior com ele porque deixar ele limpinho diminui a chance de inflamações e excesso de oleosidade", explica a expert.
Por falar em lavagem, o banho quentinho pode ser irresistível, mas a alta temperatura da água não faz bem para os cabelos. "É importante lembrar que a água muito quente pode ressecar nossos fios e até mesmo prejudicar nosso couro cabeludo, podendo causar oleosidade, fungos e até mesmo futuras quedas".
Além de regular a temperatura da água, tem que manter uma rotina de higienização para não ficar muito tempo sem lavar os fios. O ideal é intercalar a lavagem, mas isso vai depender de diferentes fatores. "É preciso saber a sua rotina capilar e adequar a lavagem de acordo com o tipo de cabelo, ambiente, atividades e qualquer outro produto que tenha sido colocado nele previamente".
"Experimentar as coisas é muito legal, né? Mas antes de qualquer coisa, se pergunte: eu preciso disso? Ou melhor, o meu cabelo precisa disso?", questiona Viviane. É que usar produtos que não são próprios para o seu tipo de cabelo pode prejudicar seus fios e até mesmo danificar seu couro cabeludo. Na dúvida, procure um profissional para te orientar.
Se você acha que o problema em dormir de cabelo molhado é acordar com ele todo embolado no dia seguinte, você até está certa. Só que tem mais! "Dormir com o cabelo molhado pode ocasionar a proliferação de fungos, que causam muita coceira e até queda de cabelo! É bom pensar duas vezes antes de fazer isso".
Parece bobeira, mas prender o cabelo com elásticos de borracha ou enquanto ainda estão molhados prejudica muito a saúde dos fios. "Alguns elásticos podem "puxar" o couro cabeludo e amarrotar o cabelo, causando nós e quebras do fio", reforça a tricologista. Se você faz atividade física, o ideal é lavar sempre e só prender as madeixas depois de secas, combinado?
(Por Marina Couto)