A vida da modelo canadense Elizaveta Bulokhova parecia muito promissora. Linda, ela já acumulava 7 anos de carreira no mundo da moda, tendo desfilado no Japão, Londres, Grécia, Nova York e África do Sul. Mas em 2014, tudo mudou. A jovem foi diagnosticada com osteossarcoma, um tipo de câncer no osso, em seu rosto, em meio a sua primeira gravidez. Para piorar, além de ter que remover seu maxilar em um procedimento cirúrgico, Elizaveta corria o risco de ter que interromper a gestação de Valentin para iniciar os ciclos da quimioterapia, logo após a cirurgia.
"Valentin era muito ativo e eu sempre conversava com ele enquanto estava no meu útero. Tive que pedir ao meu bebê para parar de se mexer porque não poderia mantê-lo e, de repente, ele parou. Ele me escutou e ficou bem quietinho", contou ela, em entrevista à revista "Vice".
A cirurgia foi bastante invasiva e removeu cerca de 95% da parte inferior de sua face. Foram 16 horas para que seu maxilar fosse reconstruído, usando enxertos e nervos de outras partes do seu corpo, como o ombro direito e a perna. Valentin corria ainda o risco de vir ao mundo com deficiências por causa da anestesia da mãe. O namorado de Elizaveta, Roman Troubetskoi, não deixou a modelo sozinha em momento algum.
"Com Valentin chegando à 28ª semana, perguntamos aos médicos se era seguro fazer o parto", contou Roman, recebendo uma resposta otimista: "Eles disseram 'com certeza, vamos fazer isso'." Valentin nasceu de cesariana, passou 51 dias na UTI neonatal e seu nascimento foi considerado um milagre, assim como o de North West, filha de Kim Kardashian, que teve uma gravidez de alto risco.
Depois de todo o sofrimento, a modelo retomou a carreira neste ano em um ensaio fotográfico feito pelo fotógrafo Manolo Ceron. "Toda essa história mostra o quão frágeis e bonitos nós somos", afirmou Elizaveta Bulokhova.
Arlete Salles comemora vitória sobre o câncer: 'Desafio vencido'
A atriz Arlete Salles, atualmente no ar em "Babilônia", também venceu sua luta contra o câncer no final de 2014 e voltou aos palcos após sessões de quimioterapia. "A minha felicidade é exercer uma profissão que eu amo tanto. E poucas pessoas têm essa felicidade na vida. Quero dizer a todos que eu estou recuperada. Um desafio vencido. Estou animada, saudável e voltando para o palco agradecendo muito aos Deuses do teatro. Voltando ao meu ofício, a minha vida e a autoestima que vem com o meu trabalho", festejou ela.
(Por Mariana Mastrangelo)