A sustentabilidade é uma moda que já nasceu atemporal. A preocupação com o meio ambiente e o empoderamento de comunidades tem protagonizado desfiles de grifes internacionais, além de ser uma das maiores frentes -necessárias- de investimento das empresas fashion. Por isso, o Purepeople listou 5 marcas que carregam a brasilidade e propostas ecofriendly no DNA para você ressignificar a ideia de consumo consciente!
A Florita Beachwear produz peças com, no mínimo, 70% de tecido biodegradável, de origem orgânica ou reciclável. A marca possui um conceito atemporal, agênero e eco-friendly, tendo fechado parceria com a Pipa Social e Aldeia São Vicente do Rio Humaitá. "A ideia é criar uma cadeia saudável de trabalho honesto e sustentável", apontou a filha de Manoel Carlos e dona da brand, Julia Almeida-Bailey.
A FARM está investindo em projetos ecofriendly. Através da iniciativa re-FARM, a marca incentiva o reaproveitamento de sobras e ressignificar o consumo. Algumas peças, dessa forma, são desenvolvidas seguindo um modelo de economia circular ao reaproveitar os descartes de tecidos. Além disso, incentiva a reutilização das peças ao possuir um brechó on-line em parceria com o site ENJOEI.
A marca assinada por Virgínia Barros investe na criação de looks com tecidos sustentáveis além de sapatos atemporais. As roupas são produzidas a partir de matéria-prima biodegradável ou com fibras naturais. Com loja no Rio de Janeiro e em São Paulo, a nova coleção ainda inclui tecido tecnológico de poliamida antiviral e antibacteriana.
A Osklen, comandada por Oskar Metsavaht, começou a investir em projetos socioambientais na moda em 1998. Desde então, aposta em coleções sustentáveis, empodera comunidades e apoia iniciativas em prol do meio ambiente, como a recuperação da vegetação da orla de Ipanema-Leblon. A grife afirma estar alinhada com o lema ASAP que, em português, significa "Sustentável O Quanto Possível, O Mais Rápido Possível".
A Reserva possui o selo de Capitalismo Consciente e a certificação B, ou seja, equilibra o lucro com desempenho socioambiental, transparência e responsabilidade legal focando no bem-estar da comunidade e meio ambiente. A partir disso, a marca possui peças com lucro revertido para ONGs; e linha feita a partir de algodão reciclado. A empresa também incentivou projetos de reflorestamento e doação.
(Por Ana Clara Xavier)