Quem se lembra de um tempo em que os ombros marcados eram sinônimo de poder e elegância? As ombreiras, que foram febre nos anos 80, estão de volta junto com a onda da década que anda trazendo vários modismos de volta á crista da onda fashion. É o caso, por exemplo, do balonê, da maquiagem pesada com blush marcado e também do cabelo cheio de volume (antes que o alisamento capilar se tornasse febre no Brasil). Os ombros marcados fazem parte da construção de uma imagem de mulher forte. Nos anos 80 as mulheres estavam começando a disputar, de igual para igual, espaço com os homens no mercado de trabalho. Por isso, a roupa deveria ser feminina, mas também imponente, fazendo-as ocupar espaço e transparecer força. Em 2019 a gente vive uma onda parecida, de autoafirmação e luta por igualdade. Por isso os ombros marcados combinam tanto com o espírito de agora.
Grifes internacionais como a Balmain e a Balenciaga já vêm apostando no ombrão exagerado já há algumas temporadas. Enquanto que a Balenciaga (sob o comando do diretor criativo Demna Gvasalia) cria visuais quase caricatos, com peças propositadamente gigantes e que fazem looks meio engraçados, a Balmain aposta num visual ultrafeminino, arrojado e meio rígido. A marca, no entanto, traz bordados, pele à mostra e comprimentos curtíssimos (uma das trends da temporada) para compor looks disgnos de uma princesa guerreira.
De uma forma graciosa, outra designer que explora há anos essa silhueta meio oitentista, a francesa Isabel Marant, cuja estética bem particular tem a cara da mulher média francesa, traz, além das ombreiras, manguas bufantes em looks com cintura bem marcada e botas de couro molengo, daquelas que enrugam ao longo da perna. Quem viveu o início dos anos 2000 deve se lembrar o quão explorado esse estilo foi na época. Agora ele está de volta.
As ombreiras também podem trazer uma pegada rock and roll, como é o caso da Saint Laurent, que aposta em uma alfaiataria impecável: blazers e camisas com os ombros marcadíssimos. Seja em blusas, em vestidos ou no terno, o recurso do ombro rígido traz uma dose extra de elegância ao look: melhora a postura, equilibra a silhueta (especialmente de quem tem quadris largos) e faz com que o conjunto fique mais harmônico e chique. Não tenha medo de usar as ombreiras!
(por Deborah Couto)